A lógica matemática apresenta três princípios fundamentais, que são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.
A lógica matemática é uma subárea que desdobra-se na análise das proposições, a fim de verificar se uma afirmação é verdadeira ou falsa. Entre as suas aplicações destacam-se a programação de computadores e o uso em questões de vestibulares. Todas essas áreas compartilham princípios básicos de lógica e definibilidade.
São considerados princípios básicos da lógica bivalente: a) princípio do primeiro excluído, princípio da não contradição e princípio da identidade.
Resposta. Há duas vantagens principais conferidas pelo estudo da lógica. ... O uso da lógica na pesquisa facilita a fundamentação nas conclusões das investigações, nos dados obtidos, aumentando-se assim tanto a inteligibilidade do relatório quanto a credibilidade das conclusões.
A Lógica Proposicional como o próprio nome já diz se baseia em proposições onde uma proposição é uma sentença declarativa, ou seja, é uma sentença que declara um fato podendo este ser verdeiro ou falso.
A lógica silogística aristotélica tradicional e a lógica simbólica moderna são exemplos de lógicas formais. Lógica informal é o estudo da argumentação em língua natural. ... Lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal.
Lógica de programação é a organização coesa de uma sequência de instruções voltadas à resolução de um problema, ou à criação de um software ou aplicação.
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
Os dois tipos de raciocínio que dispomos na lógica são: Dedução e Indução.
Aristóteles chamava "categoria do ser" aos predicados gerais atribuídos ao ser, correspondendo, então, às distintas classes do ser, distintas classes de predicados. ...
Aristóteles determinou dez gêneros supremos que constituem as Categorias: substância, quantidade, qualidade, relação, lugar, tempo, posição, posse, ação e paixão. As categorias não são exclusivamente predicamentos ou termos.
Filosofia da ciência é a área da filosofia que pergunta sobre a ciência, de quais ideias parte, qual método usa, sobre qual fundamento e acerca de suas implicações. Apesar destes problemas gerais, muitos filósofos escreveram sobre algumas ciências particulares, como a física e a biologia.