Cada biomolécula é formada por diversos monômeros. As proteínas são formadas pelos aminoácidos, os lipídeos pelo ácido graxo e colesterol, os ácidos nucleicos pelas bases nitrogenadas, fosfato e ribose, e os carboidratos por monossacarídeos.
Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização.
Formação de uma macromolécula pela combinação de monômeros, iguais ou diferentes, que ocorra eliminação de átomos ou pequenas moléculas. Os grupos funcionais de dois monômeros reagem formando uma nova função orgânica e contribuem para o aumento da cadeia carbônica.
A poliamida é formada pela reação de duas funções orgânicas, um ácido e uma amina. Essa reação pode ocorrer quando uma molécula é bifuncional, ou seja, tem as duas funções orgânicas, ou pode ocorrer entre duas moléculas diferentes.
glicose
Tem mais depois da publicidade ;) A celulose é um polissacarídeo, pois cada molécula sua é formada por 10 000 ou mais moléculas de β-glicose que se uniram por condensação, ou seja, é um polímero natural.
Na madeira, a celulose se encontra associada a outras substâncias (hemiceluloses, lignina) nos vários níveis da parede celular. Para obtenção dos diferentes graus de pureza (mensurado como teor de alfa celulose), requeridos para cada derivado, os processos variam de intensidade e complexidade.
Geralmente, são grandes fábricas localizadas próximo às áreas das plantações, onde as árvores são transformadas em pasta de papel e celulose.
A celulose, componente básico dos tecidos vegetais, que dá rigidez e firmeza às plantas e é útil por suas numerosas aplicações. ... Ela é composta, basicamente, pela produção e extração da madeira, fabricação da celulose e fabricação do papel.
celulose