EQST

Quais So Os Microrganismos Psicrotrficos?

Quais são os microrganismos Psicrotróficos?

Microrganismos psicrotróficos são deteriorantes que apresentam capacidade de multiplicação em temperatura de refrigera- ção (entre 0 e 7 ºC), independentemente da sua temperatura ótima de multiplicação (AL- MEIDA et al., 2000; SANTANA et al., 2001; FAIRBAIRN & LAW, 1986; SORHAUG & STEPANIAK, 1997).

O que são microrganismos Psicrotróficos mesófilos e termófilos?

Microrganismos psicrófilos são aqueles que têm temperatura de multiplicação entre 0°C e 20°C, com um ótimo entre 10°C e 15°C. ... Os microrganismos mesófilos correspondem à grande maioria daqueles de importância em alimentos, inclusive a maior parte dos patógenos de interesse.

O que são bactérias Psicrotróficas mesófilas e Termodúricas ou termófilas?

As psicrotróficas, por definição, são aquelas capazes de se multiplicar em baixas temperaturas (≤ 7ºC), independente de sua temperatura ótima de crescimento. Já as termodúricas correspondem ao grupo de bactérias capazes de resistir ao processo térmico de pasteurização.

Quais são os microrganismos mesófilos?

Um organismo mesófilo desenvolve-se melhor em condições de temperatura moderada, nem muito quente nem muito frio, entre os 20 e os 45 °C. É um termo aplicado sobretudo a microrganismos, como fungos e bactérias. Os habitats destes organismos incluem o solo, o corpo humano, animais, etc.

Quais microrganismos são representantes dos Termoduricos?

Exemplos de microrganismos termodúricos Os psicrotróficos termodúricos são representados pelos gêneros Arthrobacter, Microbacterium, Streptococcus, Corynebacterium, Clostridium e principalmente pelo gênero Bacillus spp.

O que são microrganismos psicrófilos?

Organismos psicrófilos são organismos extremófilos capazes de viver e de se reproduzir a temperaturas baixas, em oposição a organismos termófilos que vivem a temperaturas altas.

Quem são os microrganismos Termodúricos?

Os microrganismos termodúricos são capazes de tolerar altas temperaturas de pasteurização e podem se multiplicar nos produtos lácteos processados, diminuindo sua qualidade e seu tempo de vida de prateleira.