De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).
As adaptações curriculares realizam-se em três níveis sendo estes:
As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não Signifi- cativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor,de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...
Segundo a autora, as adaptações de conteúdo e processo avaliativo seguem algumas estratégias, como: adaptar objetivos, conteúdos e critérios de avaliação segundo as necessidades do aluno; priorizar determinados objetivos, conteúdos e critérios de avaliação, de modo que não sejam abandonados os objetivos definidos para ...
Sabendo que dentro da sala de aula, existem alunos com realidades distintas, é muito importante que o professor saiba lhe dar com diferentes tipos de realidade, e, fazendo uso da afetividade e do respeito, favorecerá a produção de novos conhecimentos, como a prática humanizada, por exemplo.
Em texto, em foto, verbalmente, em uma canção, em quadrinhos, em cartaz, em fantoches, em atividades ao ar livre, com objetos concretos. Quando vamos adaptar atividades a criatividade não pode ter limites. Mas lembre-se de ser criativo pensando no que faz sentido para o seu aluno, dentro da realidade dele.
Seguem algumas sugestões de atividades para alunos com deficiência intelectual e o restante da turma:
7 Abordagens para Melhorar a Aprendizagem dos Disléxicos
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Dislexia, Maria Ângela Nogueira Nico, que também é fonoaudióloga e psicopedagoga clínica especialista em dislexia, a melhor forma de avaliar um aluno com esse transtorno de aprendizagem é fazer provas orais, pois as principais dificuldades dos disléxicos são justamente ...
Saúde e Bem-estar. Dislexia é uma dificuldade na aprendizagem da criança, quanto à velocidade e qualidade da aquisição das habilidades de leitura, escrita, fala, orientação espacial, entre outros. ... Elas demonstram dificuldades em manter a atenção durante atividades, como: jogar, aprender rimas, montar quebra-cabeça.
Os disléxicos utilizam sistemas de leitura compensatórios, segundo Shaywitz (2003). Além de depender mais da área de Broca, como citado anteriormente, usam outro sistema de leitura localizado no lado direito e na parte anterior do cérebro. Este é um sistema funcional, mas não automático.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), os sinais apresentados ainda na pré-escola são a dispersão, falta de concentração, atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem, dificuldade de aprender rimas e canções, fraco desenvolvimento da coordenação motora, dificuldade com quebra-cabeças e falta de ...
Atividades que auxiliam as crianças com suspeita ou diagnóstico de Dislalia: As fichas ou cartelas ilustradas têm inúmeras aplicações. Com elas, o professor pode trabalhar a linguagem e a pronúncia das palavras de forma interessante e lúdica.