EQST

Quais So As Vias De Administraço De Medicamentos Via Parenteral?

Quais são as vias de administração de medicamentos via parenteral?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

O que é o medicamento aplicado via parenteral?

Vias de administração de medicamentos parenterais São aquelas realizadas através de injeção, sendo realizadas fora do trato gastrointestinal. Esse tipo de via pode ser adotado das seguintes formas: Endovenosa: É quando a agulha é inserida diretamente na veia.

Quais são as vias enterais e parenterais?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Quais os ângulos das vias de administração parenteral?

Essa via é caracterizada por sua absorção rápida, devendo ser administrada a medicação diretamente na fibra muscular, seu volume máximo depende do sítio de aplicação, porém em todas as aplicações o ângulo deverá ser de 90° e o bisel lateralizado.

Quais são as vias não parenterais?

Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras. Quando temos uma doença que se manifesta no interior do nosso corpo, muitas vezes não conseguimos injetar o medicamento diretamente no local.

Quais são as vias de administração tópica?

Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.

O que é a via parental?

A via parental é definida pela injeção de fármacos diretamente em um compartimento ou cavidade do corpo. As vias mais comuns são a intravenosa (endovenosa), a intramuscular e a subcutânea. Há ainda as vias intra-arterial, intra-articular, intracardíaca, intradérmica, epidural, intraóssea, intrassinovial e intratecal.

Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Quais são as vias parenterais indiretas?

VIA PARENTERAL INDIRETA Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

Como aplicar injeção via parenteral?

Administração Parenteral A via parenteral consiste na administração de medicamentos através das seguintes vias: Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço.

Quais as vias de administração de medicações parenterais que são de competência da enfermagem?

Vias parenterais de competência médica: intratecal (intraraquidiana); intraperitoneal, intra-óssea, epidural, intra-cardíaca e endotraqueal. Os medicamentos são absorvidos pelo endotélio dos capilares vasculares e linfáticos.

Quais são as vias enterais parenterais diretas e indiretas?

Podem-se dividir as vias em Parenteral e Enteral. A via Parenteral incluem as Injeções (que podem ser Intramuscular, Intravenosa e Subcutânea). A via Enteral são as drogas de uso Retal e Oral.

Quais são as vias parenterais diretas?

Principais vias parenterais: Intravenosa, subcutânea e intramuscular.

O que é uma via tópica?

Portal Enfermagem Via tópica: Utilliza-se essa via quando os medicamentos são administrados sobre a pele, de modos diferentes e em várias formas de apresentação farmacêutica, com o propósito fundamental de exercerem ações locais.

Quais os tipos de efeito na via tópica?

Embora a FDA reconheça 111 formas de administração de medicamentos, elas podem ser divididas principalmente em:
  • Tópica - tem efeito local, a substância é aplicada diretamente onde se deseja a ação.
  • Enteral - tem efeito sistêmico (não local), em geral a substância é ingerida e absorvida via trato digestivo.
Mais itens...•14 de jun. de 2017

O que é a via inalatória?

A via inalatória utiliza gases como meio de transporte para medicamentos. Na sua maioria, os medicamentos assim administrados têm ação no sistema respiratório. Popularmente, essa via é conhecida por inalação.

O que é via parenteral vantagens e desvantagens?

Consiste na utilização de formas farmacêuticas injetáveis, em que o medicamento não passa pelo tubo gastrintestinal. A disponibilidade é mais rápida e mais previsível e a dose eficaz pode ser escolhida de forma mais precisa.

Como é administrada a nutrição parenteral?

Nutrição parenteral periférica (NPP): é realizada através de um cateter venoso periférico, que é colocado em uma veia menor do corpo, geralmente no braço ou mão. Este tipo é mais indicado quando a nutrição é mantido por até 7 ou 10 dias, ou quando não é possível colocar um cateter venoso central.

Qual a diferença entre dieta enteral e parenteral?

Ela é composta basicamente por carboidratos, aminoácidos, glicose, gorduras, proteínas, eletrólitos, sais minerais e vitaminas. Quando por algum motivo a Dieta Enteral não puder ser realizada, entra em cena a Dieta Parenteral que será administrada de forma intravenosa, por meio de cateter, diretamente na veia.