As principais bacias hidrográficas desta região são as dos rios Doce e Paraíba do Sul. Outras bacias inseridas na região do Atlântico Sudeste são as dos rios São Mateus, Itapemirim, Itabapoana e Ribeira de Iguape.
O rio Doce é um curso de água existente na região Sudeste do país. Ela banha os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e possui uma extensão de cerca de 853 km. O fluxo do rio Doce corresponde a bacia hidrográfica mais importante, que está totalmente inserida no sudeste brasileiro.
Os principais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul são:
Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste Formada pelos rios Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros, a bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste está presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, correspondendo a uma área de 229.
Geralmente, o nome da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal. As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano.
Bacias hidrográficas do Brasil
As quatro principais bacias hidrográficas do Brasil são as bacias Amazônica, do Tocantins, a Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e a do rio São Francisco que, juntas, cobrem cerca de 80% do território brasileiro. Em Geografia, existe uma classificação para a forma como as águas fluem dentro de uma bacia.
A bacia Amazônica, ou bacia do Rio Amazonas, está situada em vários países da América do Sul. É a mais extensa, de maior densidade de água do mundo e possui o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil.
Maiores bacias hidrográficas
A Bacia do Paraná é uma das bacias hidrográfica do Brasil que está localizada na região sudeste e centro-sul do país e no centro-leste da América do Sul. No Brasil, a Bacia do Paraná abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Cada bacia hidrográfica é formada por um conjunto de rios. Os principais rios da Bacia do Paraná são: Paraná, Paraná, Grande, Iguaçu, Paranaíba, Tietê, Paranapanema, Ivaí, Tibagi, Pardo, Amambaí, Aporé, Verde, Dourados, Sucuriú.
A bacia hidrográfica do Rio Paraná também tem uma enorme importância econômica por sediar a Usina de Itaipu, hidrelétrica que abastece toda a região, tornando possível a vida em diversas cidades e fornecendo energia para indústrias e empresas.
O rio Paraná forma uma das bacias hidrográficas mais importantes da América do Sul,sendo aproveitado como via de transporte e para produção de energia elétrica, também auxilia no comércio. No mesmo foi contruida a usina de itaupi,a maior do mundo em operação.