Quais so as placas de legislaço de trnsito? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
R-4a e R-4b: Proibido virar à esquerda ou à direita. ...
R-6a: Proibido estacionar. ...
R-7: Proibido ultrapassar. ...
R-10: Proibido trânsito de veículos automotores. ...
R-15: Altura máxima permitida. ...
R-19: Velocidade máxima permitida.
•
O que é regulamentação trânsito?
A sinalização vertical de regulamentação informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais. O desrespeito a estes sinais constitui infrações do Código de Trânsito Brasileiro.
Qual o significado de placas de trânsito?
Placas de trânsito: o que são placas de regulamentação São as que alertam condutores sobre obrigações, proibições ou restrições. Em termos de aparência, placas desse tipo são geralmente redondas, de fundo branco e borda vermelha, exceto as de “Parada Obrigatória” e “Dê a Preferência”.
Qual o tamanho de uma placa de trânsito?
As medidas recomendadas são: 50 cm de diâmetro para placas circulares, lado de 35 cm para placas octogonais e lado de 90 cm para placas triangulares. Em vias urbanas, as placas de advertência, as quais possuem forma quadrada, têm como medida mínima o lado de 45 cm.
Quais as sinalização de trânsito?
A Resolução Nº 160/2004 do CTB define as três categorias de placas de sinalização: sinalização vertical de regulamentação, sinalização de indicação e sinalização de advertência.
Quais são os nomes das placas?
As principais placas tectônicas são:
→ Placa do Pacífico. ...
→ Placa de Nazca. ...
→ Placa Sul-Americana. ...
→ Placa Norte-Americana. ...
→ Placa Africana. ...
→ Placa Antártica. ...
→ Placa Indo-Australiana. ...
→ Placa Euroasiática Ocidental.
Quais são os sinais de regulamentação?
Suas mensagens são imperativas, e o desrespeito a ela constitui infração.A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, nas seguintes cores:
Fundo: Branco.
Tarja: Vermelha.
Orla: Vermelha.
Símbolo: Preto.
Letras: Pretas. Obrigação/Restrição. ...
R-1 (Parada Obrigatória) ...
Letras: Brancas.
Orla Interna: Branca.
Qual o tamanho de uma placa de sinalização?
As placas são confeccionadas com largura de 5cm ou múltiplos, dependendo do local e da necessidade. O comprimento respeita as dimensões básicas de 40cm, 60cm e 80cm, podendo haver comprimento diferente. Nos pictogramas, mantêm-se as dimensões definidas no projeto original de sinalização predial – 15cm x 15cm.
Qual a fonte oficial das placas de trânsito?
* A fonte ou tipo da letra adotada é Frutiger Roman, com letras iniciais maiúsculas e as demais minúsculas, cujo alfabeto está especificado no item Dimensões.
Quais são os tipos de sinalização?
Os tipos de sinalização são bastante variados e dividem-se em 6 categorias, segundo o art. 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Eles são sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros, gestos do agente e do condutor.
Qual o órgão responsável pela sinalização de trânsito?
§ 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação. § 2º O CONTRAN editará normas complementares no que se refere à interpretação, colocação e uso da sinalização.
Quais são os tipos de placas de Sinalização?
É classificada em três tipos, de acordo com sua função:
Sinalização de Regulamentação. As placas de regulamentação têm a finalidade de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via. ...
Sinalização de Advertência. ...
Sinalização de Indicação.
Quais os nomes dos sinais de trânsito?
Ela estabelece o anexo II do CTB, que apresenta todos os sinais de trânsito, classificados nos seguintes grupos.
Sinalização Vertical. ...
Sinalização Horizontal. ...
Dispositivos Auxiliares. ...
Sinalização Semafórica. ...
Sinalização de Obras. ...
Gestos. ...
Sinais Sonoros. ...
Sinais de Regulamentação Para Conversão e Retorno.