Prevenção primária: voltada a limitar a incidência de doença mediante o con- trole de suas causas e fatores de risco; envolve medidas de proteção da saúde, em geral através de esforços pessoais e comunitários; a imunização, a pasteurização do leite, a cloração da água, o uso de preservativos ou a modificação de fatores ...
Os termos revistos foram: indicador, índice, proporção, coeficientes, prevalência, incidência, taxas, razões e chances (odds).
Os principais coeficientes que medem a natalidade (nascimentos) de uma população são o coeficiente de natalidade e o de fecundidade. Enquanto o coeficiente de natalidade está relacionado com o tamanho da população, o de fecundidade está relacionado com o número de mulheres em idade fértil.
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...
O objetivo principal de uma investigação epidemiológica de campo durante a ocorrência de um surto é a identificação dos fatores associados a doença na população.
Endemia: A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.
Epidemia Aumento brusco, significativo e transitório da ocorrência de uma determinada doença numa população. Quando a área geográfica é restrita e o número de pessoas atingidas é pequeno, costuma-se usar o termo surto.
Surto ou epidemia progressiva ou propagada (Figura): transmissão, em geral, através do contato pessoa a pessoa. pode durar mais que um surto por fonte comum e pode ter múltiplas ondas. a curva epidêmica tem picos progressivamente mais altos, com a diferença entre eles de um período de incubação.
b) epidemia lenta: a velocidade com que a incidência máxima é atingida é lenta. (Ex.: doenças de longo período de incubação, hanseníase).
Um surto de fonte comum ou de origem focal é aquele onde houve uma exposição simultânea de vários indivíduos suscetíveis a um agente patogênico a qual resultou no aumento da incidência de casos da doença ao longo de um curto período de tempo, aproximadamente o tempo de incubação da doença.
substantivo feminino Ato de sair, de afastar-se. Saída brusca. Etimologia (origem da palavra egressão). Do latim egressione.
O que é epidemia Uma epidemia é quando ocorrem surtos em várias regiões.