Quais são os 4 pilares do Balanced Scorecard? A gestão estratégica BSC utiliza quatro pilares que são os indicadores de acordo com os objetivos do desempenho da empresa. Essas quatro principais perspectivas abrangem as seguintes variáveis: Financeira, Mercado (clientes), Processos Internos e Aprendizado/Crescimento.
O BSC é um método voltado ao gerenciamento da estratégia das empresas. Seu principal objetivo é possibilitar que gestores e equipes trabalhem pensando no futuro (longo prazo), atuando para concretizar ações ou projetos que garantam um crescimento sólido às empresas.
Balanced Scorecard é considerado um modelo de gestão estratégica que surgiu para desmistificar a visão de que, para obter sucesso, um negócio precisa focar unicamente em indicadores financeiros e contábeis. Ao mesmo tempo, o BSC serve para definir estratégias e desenhar planejamentos de maneira muito mais abrangente.
8. O Mapa Estratégico
Seu processo de implementação se divide em 8 passos:
Na prática, os autores do BSC estabeleceram um sistema que mede o desempenho sob quatro perspectivas, as quais devem estar, no máximo possível, equilibradas: 1) financeira; 2) cliente; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento.
Como montar um painel de indicadores?
Podemos afirmar que o BSC monta um quadro que reflete todos os objetivos estratégicos da empresa em um conjunto de indicadores para medir o desempenho. ... Indicadores, metas e quantitativo.
O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia - É frequente as organizações possuírem uma visão e estratégias que não são devidamente esclarecidas e discutidas.
As perspectivas do BSC são os pontos de vista de negócio, as dimensões que precisam ser levadas em consideração na hora de estruturar o plano de execução da estratégia. Dentro de cada perspectiva são definidos temas estratégicos, objetivos, metas e indicadores para colocar a estratégia da organização em prática.
O BSC serve para construir um mapa significativo dos seus objetivos, indicadores e para distribuir os seus projetos. Já o planejamento estratégico deve levar em conta o Contexto da Organização, as Partes Interessadas e as informações que você e sua equipe tem, ou seja, é algo muito mais amplo.
Como indicadores importantes podem ser considerados: nível de satisfação dos funcionários, rotatividade dos funcionários, lucratividade por funcionário, capacitação e treinamento dos funcionários e participação dos funcionários com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas.
Sendo um modelo de medição dinâmico, no BSC deve existir uma relação causa-efeito entre os indicadores que compõem as perspectivas do BSC, de modo que o desempenho alcançado por um indicador, em um dado período, influencie nos demais indicadores que compõem as quatro perspectivas desse modelo de mensuração.
Se, por qualquer motivo, não se conseguir esse elo, os funcionários dificilmente poderão contribuir à dinâmica organizacional dos objetivos desejados no BSC, pois é necessário que os funcionários tenham a possibilidade de participar.
Os principais benefícios que um hospital pode obter ao usar o BSC são sintetizados em: clarificar e formar um consenso sobre a estratégia; transmitir a estratégia por toda a organização; alinhar os objetivos departamentais e pessoais à estratégia; ligar os objetivos estratégicos às metas de longo-prazo e ao orçamento ...
O mapa estratégico é uma ferramenta de gestão visual, que faz parte do método Balanced Scorecard (BSC), criado pelos pesquisadores Kaplan e Norton com o objetivo de ajudar as organizações a colocarem sua estratégia em prática.
Mapa Estratégico é uma representação gráfica da estratégia, que evidencia os desafios que a organização terá que superar para concretizar sua missão e visão de futuro.
O mapa estratégico é a representação gráfica e resumida do planejamento da sua empresa. Ele faz parte de uma metodologia desenvolvida por Kaplan e Norton que se chama Balanced Scorecard (BSC). ... Basicamente, o mapa estratégico serve para te ajudar a sair do planejamento e ir para a execução.
O Planejamento Estratégico pode ser descrito como a formulação de um plano formal com os objetivos de curto e longo prazo de uma organização. ... Para Kaplan e Norton (2004), o mapa estratégico tem a função de fornecer um modelo que demonstra como as estratégias ligam-se aos processos organizacionais.
Isso porque os Mapas Estratégicos ajudam na identificação de objetivo-chave e permitem aos colaboradores terem uma visão clara de como suas funções estão ligadas os objetivos da organização. ... Desse modo, será possível definir as estratégias corretas para executar com excelência o Mapa Estratégico.
Planejamento Estratégico Pessoal é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos, seleção de ações e sua execução, levando em conta as condições internas e externas à pessoa, assim como, sua evolução esperada.
Uma definição simples de estratégia é: um plano, método ou série de manobras para obter um objetivo ou resultado específico. ... O primeiro passo para formular um plano estratégico pessoal é encontrar o tempo para pensar sobre isso.
Como fazer um planejamento pessoal: 5 itens indispensáveis!
O planejamento pessoal permite que as pessoas estabeleçam o próprio conceito de sucesso enquanto definem metas de aprendizado e de crescimento. Isso acontece porque se baseia naquilo que você mais deseja para a carreira, bem como em estratégias e prazos necessários para transformar o objetivo em realidade.