As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície da Terra através do tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.
Resposta. Em abundancia: minério de ferro, manganês, bauxita e cassiterita. Mas o brasil apresenta carencia em Cobre,prata,chumbo e urânio.
Os escudos cristalinos, ou maciços antigos, representam um tipo de formação geológica muito resistente e que se forma geralmente em áreas de baixa altitude. ... São constituídos de rochas cristalinas tanto metamórficas quanto magmáticas e com alta resistência à erosão e ao intemperismo.
São antigos, ou seja, formados na era Pré-Cambriana. Apresentam altitudes medianas, em torno de 600 metros. São áreas com grande presença de recursos minerais, principalmente minerais metálicos (minério de ferro, estanho, manganês, bauxita, cobre e ouro).
Os Escudos Cristalinos são importantes pois concentram grande quantidade de recursos minerais, principalmente metálicos, como ferro, manganês e níquel.
Escudo Cristalinos (ou maciços antigos) são os terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo construídos por rochas magmáticas e metamórficas. ... As Bacias Sedimentares resultam do acúmulo de sedimentos provenientes do desgaste das rochas, de organismos vegetais, animais ou de camadas de lava vulcânica solidificada.
São elas: Escudos Cristalinos (Maciços Antigos), Dobramentos (Antigos ou Recentes) e Bacias Sedimentares. Escudos Cristalinos – São mais antigos e muito resistentes, geralmente constituindo planaltos e ricos em ferro. ... Dobramentos – Dobramentos são estruturas formadas pela compressão por forças tectônicas.
Bacia de Campos
Conheça nossas bacias
Resposta. A Bacia de Campos é a maior província petrolífera do Brasil, responsável por mais de 80% da produção nacional de petróleo, além de possuir as maiores reservas provadas já identificadas e classificadas no Brasil.
O pré-sal. O pré-sal é uma sequência de rochas sedimentares formadas há mais de 100 milhões de anos, no espaço geográfico criado pela separação dos atuais continentes Americano e Africano – como a própria Petrobras explica. Tecnicamente, é a terceira camada abaixo do nível do mar, sob as camadas de pós-sal e sal.
Foi desta forma que nasceu a Bacia de Campos, em dezembro de 1974, quando a descoberta do poço 1-RJS-9A deu origem ao campo de Garoupa e revelou a região petrolífera que logo se tornaria a mais importante do Brasil, e mostraria uma vocação da indústria petrolífera nacional, a exploração de petróleo em águas profundas.