Assim, pude perceber que no início da carreira são poucos os advogados que se sentem confortáveis e plenamente seguros para encabeçar uma audiência trabalhista. As dúvidas são inúmeras: onde devo sentar? Devo protestar? Em qual momento contraditar?
Só o advogado do reclamante pode fazer perguntas, caso queira. Novamente as perguntas são feitas ao juiz e ele repassa para o preposto se achar pertinente. A conduta do advogado deve ser a mesma descrita acima. A qualquer momento que uma pergunta for indeferida, peça para consignar em ata os seus protestos.
Dicas sobre como agir em uma audiência na Justiça do Trabalho.
15 dicas para a sua audiência trabalhista!
Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência. Ex.: “Meritíssimo, a parte autora requer à Vossa Excelência seja concedida a antecipação da tutela”. Quando estamos FALANDO DO JUIZ (DELE), usa-se Sua Excelência.
Você deve ir até as Pequenas Causas/Juizados Especiais Cíveis da sua cidade, portanto a sua carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e os dados da pessoa (nome, estado civil, profissão e endereço completo) ou da empresa (nome e endereço completo) contra quem pretende ingressar o processo.
Palco principalmente de consumidores em busca de direitos diante das empresas, os juizados especiais levam de três meses a dois anos para resolver pequenas causas, segundo juízes.
Exatamente para atender a isso é que elaboramos este artigo, com nove dicas importantes para que você possa atuar numa audiência de conciliação:
É indicado comparecer com roupas formais, tanto para mulheres quanto para homens. É indicado aos homens que se vistam de terno, com calça social e gravata, se possível. Às mulheres, terninhos vão bem, ou, caso não tenham, é melhor apostar na discrição, com roupas de cor neutra e sem decotes extravagantes.
Minissaias, blusas decotadas, bermudas e chapéus passaram a ocupar, na semana retrasada, o banco dos réus do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), instituição que realiza o controle administrativo e disciplinar do Poder Judiciário brasileiro.
É a fase do processo em que o juiz ouve os argumentos das partes envolvidas e suas testemunhas para solucionar problemas antes de sentenciar. A audiência de instrução e julgamento prepara o processo para chegar em uma solução adequada, e até propõe acordos em alguns casos.
- camiseta regata; - camiseta com gola "U" ou "V" que deixe mais da metade do tórax exposto; - do tipo chapéu, gorro, boina ou boné.
A norma proíbe as mulheres de ingressarem no fórum se estiverem com "decotes profundos a ponto de deixarem mais da metade do colo dos seios visíveis"; e os homens com "camiseta com gola "U" ou "V" que deixe mais da metade do tórax exposto".
Conselho Nacional de Justiça mantém proibição para bermuda e minissaia no foro. ... A questão foi levada ao CNJ pelo advogado Alex André Smaniotto, inconformado com a proibição de entrada no foro de pessoas com calção, shorts e bermudões, como também de bonés e chapéus.
Também não podem entrar aquelas que estiverem vestindo saia que não cubram "pelo menos dois terços das coxas", ou shorts ou bermuda, mesmo que estejam usando meias-calças. ... Também estão proibidos shorts ou bermuda e acessórios, masculinos ou femininos, como chapéu, gorro, boina ou boné.
Legalmente falando, não há nada que impeça. Portanto, a resposta é sim. Você é livre para entrar no cartório de bermuda se assim quiser.
Nas demais sessões dos Órgãos Colegiados, utiliza-se a veste ordinária, constituída de uma única peça, a faixa vermelha e a borla vermelha com dois pingentes. Nas sessões do Tribunal do Júri, o promotor de Justiça utiliza a veste ordinária, a faixa vermelha e o torçal com apenas um pingente.
Beca (veste talar) é um traje académico, especialmente utilizado por formandos em formaturas. Quando usado por magistrados, advogados, juízes e professores universitários é comumente designado de toga.
A TOGA DO MAGISTRADO A túnica talar preta é usada por ministros de Conselhos e Tribunais Superiores, magistrados judiciais, membros do Ministério Público e por advogados que vestem quando no exercício de suas funções, perante juízes ou tribunais. Diz-se, especialmente, da beca usada pelos juízes.
A toga era a marca distintiva do cidadão romano, sendo proibido o seu uso aos estrangeiros e escravos. As mulheres romanas também utilizaram a toga, mas gradualmente adotaram a estola (uma espécie de vestido); a partir da época da República a toga passou a ser usada apenas pelas mulheres condenadas por adultério.
Coloque a régua no canto inferior da toga e utilize o giz para fazer uma linha diagonal em direção ao alfinete. Repita esse passo para o outro lado, criando duas linhas indo em direção ao centro da toga. Corte ao longo das linhas de giz para dividir a toga em corpo e mangas.
Togas são vestes talares – “talar” vem do latim talus, que significa calcanhar -, vestimentas cujo comprimento vai até os calcanhares.
Não importa o método escolhido, o modo de vestir a toga é sempre igual: enrolando-a no corpo e colocando alfinetes onde eles forem necessários....Dobre o lençol.
Significado de Toga substantivo feminino Traje civil dos antigos romanos, espécie de manto de lã, depois linho, que usavam trançado sobre o corpo. Vestimenta ampla usada pelos juízes, advogados ou promotores no tribunal ou por formandos durante a cerimônia de formatura; beca.
Para os romanos, o sentido da toga se relacionava à memória dos seus ancestrais, pois era uma vestimenta própria dos oradores, dos magistrados, dos senadores.
Significado de Coturno substantivo masculino Calçado militar, atacado na frente, e que sobe até a metade da canela.
Coturno é um tipo de calçado, muito confundido com um tipo de bota, voltada principalmente para o uso militar em atividades de combate. ... O objetivo do coturno é oferecer ao combatente uma combinação de atrito com o solo (evitando escorregões), estabilidade do tornozelo (evitando torções) e proteção para os pés.
Quem é militar, além do uniforme que usa diariamente, outra peça que é importante é o calçado. E os militares usam o coturno todo o dia. Do contrário, o uso de calçados inadequados pode causar dores nas panturrilhas, coluna, lombar e joelho, além de propiciar a formação de varizes. ...
Para começar, é importante saber que todo coturno é uma bota, mas nem toda bota é um coturno. A bota é um tipo de calçado de cano alto, material resistente e solado mais grosseiro. Pode ser feita de vários materiais, como couro, camurça ou lona. ... E há o famoso coturno!