O septo ósseo é constituído pelas seguintes estruturas: espinha nasal anterior, pré-maxila, crista nasal da maxila, crista nasal do palatino, vômer, lâmina perpendicular do etmóide, rostro do esfenóide, espinha nasal do frontal e crista nasal dos ossos próprios.
Anatomicamente, o zigoma é a principal estrutura do terço médio da face lateral e apresenta quatro processos – temporal, orbital, maxilar e frontal – que se articulam com os ossos frontal, esfenoide, maxilar e temporal. Ele forma grande parte do aspecto lateral e assoalho da órbita.
A maxila se articula com numerosos ossos: superiormente com o osso frontal, posteriormente com os ossos esfenoide, palatino e lacrimal, medialmente com o osso nasal, o vômer (vómer) e a concha (corneto) nasal inferior, e lateralmente com o osso zigomático.
Descrição: A espinha nasal anterior é uma saliência óssea pontiaguda da maxila localizada na porção ântero- inferior da cavidade nasal.
Radiolúcidas: são imagens de estruturas que absorvem pouco os raios X. Radiopacas: são imagens de estruturas que possuem maior poder de absorção dos raios X. Figura 2 - Representação da radiolucidez e radiopacidade.
O osso zigomático (também conhecido como zigoma) é um dos ossos com formato mais irregular do crânio. Ele consiste de três processos (apófises) diferentes, variando em forma e dimensões.
O implante zigomático é uma técnica cirúrgica para reabilitação oral total no maxilar superior com implantes dentários e prótese, em que os pinos de titânio são fixados no osso zigomático. O Osso zigomático é o osso da maça do rosto, logo acima das bochechas e abaixo dos olhos.
Osso zigomático é um osso par do crânio humano que forma parte da órbita ocular e é também conhecido como o "osso da bochecha" ou "osso malar". O osso zigomático é homólogo ao osso jugal em outros tetrápodes.
O arco zigomático é um componente estrutural do complexo zigomático formado pela junção do processo zigomático do temporal com o processo temporal do zigomático. Em função de sua estrutura frágil e sua posição, traumas de baixa intensidade perpendiculares a ele podem levar a fraturas.
Forma parte da parede lateral e soalho da órbita. É um osso par e irregular. Apresenta as seguintes estruturas: faces malar, orbital, temporal; processos frontal, temporal e maxilar e quatro bordas.
Designação do osso zigomático, ou osso malar. É um dos sete ossos que constituem a cavidade orbitária, tendo papel importante no desenho da face, por participar da proeminência conhecida como "maçã do rosto".
Esta síndrome é causada por um distúrbio na articulação têmporo-mandibular (ATM), que é responsável por unir o maxilar ao crânio, gerando desconforto na região do rosto e da mandíbula, dor de cabeça persistente, dor de ouvido, estalos ao abrir a boca ou mesmo sensação de vertigem e zumbidos.
Algumas técnicas podem ser usadas durante as crises para aliviar a dor causada pela disfunção temporomandibular:
Para surpresa de muitos, no entanto, o motivo mais comum para a dor de ouvido é uma disfunção da articulação temporomandibular (ATM), que causa uma série de problemas que tem início na mandíbula.