Quais os tipos de Dizimas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Existem dois tipos de dízimas periódicas, as simples, quando existe somente o período na parte decimal, e as compostas, quando a sua parte decimal tem período e o antiperíodo.
O que é uma dízima simples?
Uma dízima periódica simples possui uma parte inteira (que vem antes da vírgula) e o período, que vem depois da vírgula.
O que são dízimas periódicas exemplos?
Dízimas periódicas são números decimais em que, a partir de alguma casa decimal, um algarismo ou grupo de algarismos passa a se repetir infinitamente. Por exemplo: 0,33333… ... Os números que podem ser escritos na forma de fração são: os próprios números inteiros, os decimais finitos e as dízimas periódicas.
Como resolver uma dízima periódica?
Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
É uma dízima periódica simples?
Uma dízima periódica é simples, quando logo após a vírgula encontra-se o seu período, que segue infinitamente, sem que haja qualquer algarismo intruso. Seguem alguns exemplos: 0,33333 …
Quando uma dízima periódica é composta?
Na dízima periódica composta, pode haver uma parte inteira e há um ou mais algarismos entre a vírgula e o período, que não entram na composição do período. Esse conjunto de algarismos que aparecem na parte decimal sem participar do período é chamado de anteperíodo. Exemplos: 0,7888…
Como transformar uma dízima periódica em fração?
Primeiro de tudo, o numerador da fração é igual a toda a parte não periódica seguida do período menos a parte não periódica. Enquanto o denominador é composto por tantos noves quantos forem os algarismos do período, seguidos de tantos zeros quantos forem os algarismos da parte não periódica localizada após a vírgula.
Como descobrir o valor de uma dízima periódica?
Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica, podemos também utilizar um método prático. Quando a dízima for simples, o numerador será igual a parte inteira com o período menos a parte inteira, e no denominador, a quantidades de "noves" igual ao número de algarismo do período.
O que é o período de uma dízima periódica?
A dízima periódica é a representação numérica de números decimais,quaisquer que sejam eles, em que um ou mais dos seus algarismos se repetem infinitamente na mesma ordem. A este algarismo que se repete por diversas vezes, seja ele simples ou composto, dá-se o nome de período.
O que é uma dízima não periódica?
b) Dízimas não periódicas pertencem ao conjunto dos números irracionais. Números irracionais são números decimais infinitos e não periódicos, o que podemos concluir que não há um período.
Como descobrir uma dízima periódica?
Dizimas periódicas A parte inteira é aquela antes da vírgula, ou seja, antecede as casas decimais. Já o anteperíodo é a parte do número que está após a vírgula. Por exemplo, na dízima periódica 45,76555..., podemos identificar o 45 como a parte inteira, o 76 como o anteperíodo e 5 como o período.
E exemplo de um número irracional?
Os números irracionais não podem ser escritos na forma de fração em que o numerador e o denominador sejam números que pertencem ao conjunto dos números inteiros. Exemplo de números irracionais: √5 = 2,23606797749978… √2 = 1,41421356237309…
Qual é a dízima periódica representada pela fração10 3?
5) Qual é a dízima periódica representada pela fração 10/3? (a) 0,333...
Qual a fração geratriz da dízima periódica 5222?
A fração geratriz para a dízima periódica 5,222… é: 3 – Encontraremos agora a fração geratriz para a dízima periódica 2,3434… Inicialmente determinamos o período.