As artérias mentoniana e incisiva suprem a gengiva labial dos dentes anteriores e os próprios dentes anteriores. A veia alveolar inferior é a única a coletar o sangue bombeado na região da mandíbula, e drena para o plexo venoso pterigóideo.
Medialmente o osso hioide, a parede da faringe, o nervo laríngeo superior e a glândula parótida envolvem a artéria. Lateralmente a artéria carótida interna passa próxima à porção inicial da artéria carótida externa, juntamente com o nervo laríngeo superior, posterior e inferiormente.
A cavidade da boca tem como limites: anterior e lateralmente os lábios e boche- chas, posteriormente o istmo da garganta, superiormente o palato e inferiormente o soalho da boca, onde encontramos fixada a língua. São formações limitantes da cavidade da boca: os lábios, bochechas, palato, soa- lho e istmo da garganta.
Cavidade Oral Propriamente Dita Limitada anterior e lateralmente pelas gengivas, dentes e arcos alveolares; e posteriormente separada da orofaringe pelo istmo das fauces, que é limitado pelos arcos palatoglossos.
Anatomia da Faringe A faringe é um tubo, cujas paredes são musculosas e revestidas de mucosa. Ela está localizada na altura da garganta, à frente de vértebras cervicais, fixada na base do crânio. Pode ser dividida em três regiões: orofaringe, nasofaringe e laringofaringe.
A função principal da epiglote, como já dito, é garantir que o sistema respiratório não seja obstruído por alimentos. Assim sendo, ao engolirmos, a epiglote fecha a passagem da laringe, sendo pressionada contra ela.
Função. A função da faringe é de receber o ar que chega das cavidades nasais e passa pela laringe, indo até a traqueia. Embora o ar possa adentrar o organismo via nasal e bucal, em ambas as situações o ar passa pela faringe.
A laringe está localizada no pescoço, acima da abertura da traqueia e ajuda a proteger a traqueia e a via aérea no momento de engolir alimentos e líquidos. A laringe está dividida em: Supraglote (área acima das cordas vocais). Glote (área que contém as cordas vocais).
Equipe Oncoguia A orofaringe é a parte da garganta logo atrás da boca. Ela inclui a base da língua, o palato mole, as amígdalas, e a parte lateral e posterior da garganta. As funções da cavidade oral e da orofaringe consistem em ajudar a pessoa a respirar, falar, comer, mastigar e engolir.
Recomendações para evitar a laringite
Há causas infecciosas e não infecciosas de laringite aguda. As causas mais comuns são uma gripe ou resfriado devido a um vírus. As causas não-infecciosas podem ser uso exagerado da voz, refluxo gástrico, ou trauma à região da laringe.
Para recuperar-se da laringite, é indicado não usar a voz, para não sobrecarregar as pregas vocais até que elas desinflamem, além da ingestão de líquidos para hidratar a região e, nos casos de refluxo do conteúdo estomacal, a ingestão de alimentos leves, livres de gordura, condimentos, bebidas gaseificadas, bebidas ...