O boldo também pode ser abortivo, causar vômitos, diarreia e até problemas no sistema nervoso. Assim, é contraindicado para gestantes e mulheres que amamentam, assim como pacientes com pancreatite, hepatite, inflamação das vias biliares e cirrose.
Mesmo com todos os benefícios, o chá de boldo (seja brasileiro ou chileno) não é indicado para gestantes, principalmente no 1º trimestre. Isso porque o consumo dessa planta durante a gravidez pode causar má formação ou impedir o bom desenvolvimento do bebê.
O boldo verdadeiro apresenta também atividade abortiva, e o falso-boldo causa danos no período de pré-implantação, o que pode levar a perdas embrionárias.
Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual. Na hora de prepará-lo, adicione folhas de boldo em uma chaleira, complete-a com água e aguarde o ponto de fervura.
Algumas dicas importantes para que a gravidez transcorra sem problemas são:
Posso comer ovo cozido à noite? Sim. Não existe contraindicação para o horário de ingestão de ovos cozidos. Porém, é importante se atentar para os acompanhamentos, evitar excesso de sódio ou gordura que são alimentos de difícil digestão e fazem mal à saúde.
A dieta diz que é só comer um ovo cozido ou pochê meia hora antes das refeições principais (café, almoço e jantar), ou substituir a carne (branca ou vermelha) por ovo.
Além de ser um alimento versátil e de fácil preparo, o ovo contém inúmeros benefícios. “Ajuda no aumento da massa muscular e, por conter antioxidantes, como vitaminas, selênio e zinco, retarda o envelhecimento, melhora o sistema imune e auxilia na prevenção de doenças”, enumera Leila Fernandez.