Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos EUA destaca(m)-se: protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e a superprodução. a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de Nova York. a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
Quebra da Bolsa de Valores de Nova York O mercado agrícola tal como das indústrias, acompanhando o crescimento do consumo passou a produzir mais do que o mercado tinha capacidade de absorver. Principalmente a produção do trigo foi afetada pelo momento de retração do mercado. A quebra da bolsa foi o auge da crise.
Em 24 de outubro de 1929, Numa quinta feira , muitos investidores correram para vender suas ações e descobriram que não havia compradores. Os preços das ações começaram a despencar o que levou ao crash da Bolsa de Valores de Nova York.
O primeiro efeito da baixa repentina das ações foi à falência de grandes quantidades de empresa, e em outras as atividades foram diminuídas e os trabalhadores foram demitidos. Houve uma quantidade muito grande de pessoas desempregadas.
As principais consequências da Crise de 1929 foram o desemprego em massa, a falência de várias empresas, tanto do setor industrial quanto do setor agrícola, e a pobreza, que assolou grande parte da população americana.
Resposta. A- A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. ... As exportações do produto, que chegaram a US$ 445 milhões em 1929, caíram para US$ 180 milhões em 1930. A cotação da saca no mercado internacional, caiu quase 90% em um ano.