1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares. curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.
Elaboramos previamente algumas perguntas para ela sobre como era vida uns 70 anos atrás. Mais uma vez, percebi o interesse de todos pela atividade proposta. Concentraram-se nas perguntas e, na visita, mantiveram-se bastante atentos às respostas da idosa. No meio da conversa, uma das crianças pediu a palavra e disse à vovó Anita: “Você é uma princesa!”.
Em nossas experiências, ouvimos muito também sobre diferenças de vida na roça e na cidade. Fiz, inclusive, um recorte no trabalho, para que trabalhássemos o passado e o presente, a vida na roça e na cidade e, principalmente, a vida no morro, que é a realidade das nossas crianças. Para isso, apresentei algumas obras do artista plástico carioca Heitor dos Prazeres, cujas obras trazem cenas da vida no morro.
Esta prática pretende responder a dois questionamentos: “O que pode estar nas entrelinhas de uma simples atividade como dramatizar histórias em sala de aula?”; e “O que podemos extrair desse tipo de atividade?”.
No livro, o personagem conta que sua cabeça fervilhava de ideias, como se fossem pipocas estourando na panela. As crianças ouviam a história e perguntavam sobre alguns trechos, querendo saber sobre os diversos personagens do livro.
Outro fato interessante era a facilidade que as crianças tinham para usar qualquer coisa em substituição a um objeto necessário para a peça. Pegavam, por exemplo, um pincel grande para ser o facão do homem da carroça, um monte de lápis para a lenha ou ainda uma das mochilas como cesto.
Esta prática teve como objetivos desenvolver aspectos corporais, lúdicos, artísticos, estéticos e musicais, bem como aqueles ligados à oralidade, à história da população negra e à história local por meio do jogo e da roda de capoeira. Além disso, contextualizar a capoeira para as crianças bem pequenas, explorando sua potente linguagem como recurso.
No entanto, as Matrizes Curriculares têm sua finalidade centrada em projetos de correção da distorção idade-série e de Educação de Jovens e Adultos para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em todas as áreas e componentes curriculares, com exceção de ensino religioso.
As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.
Uma dica importante é continuar observando os bebês em suas atividades, uma vez que eles aprendem, desenvolvem-se e mudam seus interesses, o que pode levar a alterações no processo escolar.
Sugeri, então, que visitássemos uma idosa da comunidade para conversarmos sobre o assunto. Fomos até a residência da vovó Anita. Esse foi mais um momento marcante para a turma.
A aprendizagem dos bebês no trabalho com a capoeira abrangeu aspectos corporais, lúdicos, artísticos, estéticos e musicais. Além disso, envolveu a oralidade, a história da população negra e a história local.
Na sala de aula, há situações e conflitos que precisam ser trabalhados de forma mais eficaz. É fundamental buscarmos novos caminhos que levem a família, a escola e a comunidade a assumirem seu verdadeiro papel no processo.
Não se trata, portanto, da construção de um currículo aos moldes de um processo de escolarização tradicional, voltado à pedagogia transmissiva, mas sim, de um olhar pedagógico na organização curricular em prol da garantia de boas experiências que reconheçam e valorizem os direitos dos bebês e das crianças.
A agenda pode ser feita pelas crianças, que ditam os textos à professora. Aos poucos, elas próprias podem assumir a tarefa, escrevendo partes das listas ou nomes de atividades, utilizando, para isso, suas próprias hipóteses de escrita.
As poesias, assim com as parlendas, as brincadeiras cantadas e as adivinhas, compõem um repertório de textos que podem ser memorizados pelas crianças para brincarem com as palavras.
Também é importante seguir essas dicas na adaptação da jornada das crianças na creche ao longo do ano. Muitos fatores podem exigir novas adaptações, como a conquista de uma maior autonomia (quando os bebês já podem andar), a chegada de colegas novos ou mudança de alguma professora.
O objetivo foi aproximar a turma das narrativas, fazendo com que os alunos conhecessem o repertório, e discutir os gêneros literários envolvidos no processo. Abordei ainda questões sobre a cultura regional e o ambiente de vivência dos alunos, e seus conhecimentos sobre a fauna e a flora locais.
Plano de organização e sequência do ensino-aprendizagem Um currículo implica ou manifesta alguns modelos ou padrões de ensino, requeridos pela orientação educativa, pelos objetivos ou pela própria organização dos conteúdos.
Mas afinal, o que são matrizes curriculares? Matrizes curriculares são diretrizes que definem a atuação pedagógica de uma instituição de ensino. As escolas da educação básica possuem uma proposta e planejamento pedagógico como documentos que estabelecem os conceitos que vão nortear os trabalhos nos anos letivos.
Para que o professor planeje uma aula a partir do conceito de disrupção, precisará utilizar alguns princípios, que são aceitar sugestões dos alunos, entender a sala de aula como um espaço de colaboração e mesclar reflexão e produção de conteúdos.
Como organizar um planejamento escolar de qualidade?
10 passos para montar um bom planejamento estratégico