O arroz branco polido tem grande quantidade de amido e poucos nutrientes. Isso porque muitos nutrientes se perdem no processo de moagem para obter o arroz polido. Portanto, o arroz branco polido apresenta uma quantidade menor de proteínas, vitaminas e minerais quando comparado ao arroz parboilizado.
Rico em fibras – melhor funcionamento do intestino; Prevenção da anemia – rico em ferro; Ajuda no emagrecimento; Promove sensação de saciedade.
O arroz é um cereal rico em carboidratos e seu principal benefício para a saúde é o fornecimento de energia para o organismo. Além disso, também contém aminoácidos, vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do corpo.
Arroz branco: Contém carboidrato e sua principal função é fornecer energia....Informação Nutricional - 100 g de arroz branco cozido.
O arroz integral, portanto, contém mais proteínas, fibras e nutrientes do que o arroz branco, tornando-se mais nutritivo e satisfatório. Também possui um índice glicêmico mais baixo, o que significa que uma porção de arroz integral aumenta menos o açúcar no sangue do que a mesma porção de arroz branco.
"O arroz integral é rico em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal, proporcionam sensação de saciedade e diminuem a absorção do açúcar pelo organismo, o que ajuda no emagrecimento e na prevenção de doenças", explica a nutricionista Marília Toledo, da Grings Alimentos Saudáveis.
VERDADE : O arroz integral é um alimento recomendado para todos aqueles que querem emagrecer com saúde e qualidade de vida. "Além de ajudar no funcionamento do intestino, suas fibras também promovem uma sensação de saciedade, e, consequentemente, você comerá menos", destaca a profissional.
Sabendo disso, é possível responder: comer carboidrato à noite não engorda! Quem gosta ou sente falta de arroz, batata e macarrão no jantar, não deve se preocupar com eles e sim com o conjunto. Para quem ainda não está muito convencido, experimente trocar o carboidrato "tradicional" por um de maior qualidade.
Pelo contrário. “Feijão com arroz é a combinação proteica perfeita. Não faz mal comer à noite. Só faz mal, se a pessoa jantar às 22h e dormir às 23h.
Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:
"O carboidrato pode ser substituído por lentilha, ervilha, grão de bico, legumes e verduras". Flávia ainda sugere 1 copo de leite semidesnatado, ou 2 fatias de queijo branco, ou 1 iogurte desnatado, ao invés dos pães, massas e arroz. Você pode substituir o pão francês por alimentos integrais, por exemplo.