A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.
Resposta: É composto por cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. No entanto, há uma divisão regional não oficial, a saber, as regiões geoeconômicas do Brasil: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
Resposta. Resposta: É composto por cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. No entanto, há uma divisão regional não oficial, a saber, as regiões geoeconômicas do Brasil: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
A região Norte é a maior região brasileira, compreendendo estados como a Amazônia, Mato Grosso do Sul e Goias, são estados grandes. Não existe nenhum estado em dois territórios, os limites foram respeitados. As condições climáticas e culturas foram respeitas na divisão das regiões brasileiras.
4)- A divisão regional do Brasil, de acordo com a regionalização geoeconômica, não obedece aos limites estaduais, ou seja, um mesmo estado pode pertencer. a mais de uma macrorregião. Nesse contexto, aponte os estados integrantes. de cada macrorregião geoeconômica.
Resposta. Resposta:As regiões geoeconômicas do Brasil não seguem os limites das fronteiras dos estados, visto que seus critérios mais importantes são os aspectos sociais e econômicos, havendo grande dinamismo na delimitação espacial.
O Estado faz divisa com São Paulo (sul e sudoeste), Rio de Janeiro (sudeste), Mato Grosso do Sul (oeste), Goiás e Distrito Federal (noroeste), Espírito Santo (leste) e Bahia (norte e nordeste).
Localizado na Região Sudeste, o Estado de São Paulo faz divisa com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.
A região Centro-Oeste é a segunda maior do país em extensão territorial, e a menos populosa. Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes.