Quais efeitos do Atenolol? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Atenolol podem incluir cansaço extremo, mãos e pés frios, tontura, alterações de humor, queda de pressão, desmaio, problemas de estômago e intestino ou boca seca.
Quais os efeitos colaterais do Atenolol?
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): Bradicardia (batimentos lentos do coração), mãos e pés frios, alterações gastrointestinais e fadiga (cansaço).
Porque o Atenolol causa cansaço?
O atelolol é uma substância beta-bloqueadora, ou seja, ele inibe nosso sistema simpático, responsável por nosso reação de luta ou fulga. Sendo assim, letargia e distúrbios do sono, embora raros, são efeitos colaterais possíveis que tendem a passar após as primeiras semanas do início do tratamento.
Para que é bom Atenolol?
Atenolol é indicado para pacientes com hipertensão arterial, angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas e infarto do miocárdio.
Quantos atenolol pode tomar por dia?
Como tomar O atenolol pode ser encontrado em comprimidos de 25 mg, 50 mg e 100 mg. Posologia na hipertensão: Dose inicial de 25 a 50 mg por dia. A dose pode ser elevada até 100 mg por dia em dose única diária.
Quanto tempo leva para o atenolol fazer efeito?
Posologia do Atenolol O efeito pleno será alcançado após 1 ou 2 semanas. Pode-se conseguir uma redução adicional na pressão arterial combinando-se Atenolol com outros agentes anti-hipertensivos.
Qual o mecanismo de ação do atenolol?
O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo, ou seja, ele age predominantemente nos receptores beta-1. O alvo principal da sua ação é o coração. Como resultado do bloqueio dos receptores beta-1, o atenolol promove: Redução da frequência cardíaca.
Quanto tempo dura o efeito do atenolol no organismo?
O inicio de ação do atenolol para o controle da pressão arterial pode ocorrer após 1 hora, mas seu efeito maior ocorrerá após 1 semana.
O que acontece se tomar dois atenolol de uma vez?
Casos a pressão e os batimentos estejam caindo de forma significativa e você tenha sintomas relacionados a esta queda, será necessário retornar ao seu médico para ajuste da dose. Quanto ao uso concomitante do atenolol com calmantes a base de maracujá, não há nenhum problema em usar os dois juntos.
O que acontece se tomar atenolol demais?
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Atenolol maior do que a recomendada? Os sintomas de superdosagem podem incluir bradicardia, hipotensão, insuficiência cardíaca aguda e broncoespasmo.
O que acontece se tomar dois Atenolol de uma vez?
Casos a pressão e os batimentos estejam caindo de forma significativa e você tenha sintomas relacionados a esta queda, será necessário retornar ao seu médico para ajuste da dose. Quanto ao uso concomitante do atenolol com calmantes a base de maracujá, não há nenhum problema em usar os dois juntos.
O que acontece se você tomar mais de um Atenolol?
Superdosagem de Atenolol Os seguintes sintomas podem ocorrer no caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de atenolol: bradicardia (batimento lento do coração), hipotensão (pressão baixa), insuficiência cardíaca aguda e broncoespasmo (chiado no peito).
Quantos comprimidos de atenolol pode tomar por dia?
A maioria dos pacientes com angina pectoris responde a 1 dose única oral diária de 100 mg ou 50 mg administrados 2 vezes ao dia. É improvável que se obtenha benefício adicional com o aumento da dose.
Qual classe pertence o atenolol?
O Atenolol é um anti-hipertensivo da classe dos betabloqueadores, indicado como coadjuvante para o tratamento de hipertensão, infarto do miocárdio, arritmias supraventriculares, enxaqueca e angina.
Porque o atenolol apresenta efeitos Anti-hipertensivos?
Por ser um agente beta-adrenérgico bloqueador ele age seletivamente nos receptores β1 do coração, diminuindo o ritmo cardíaco e a força de contração cardíaca, consequentemente reduz-se a pressão sistólica e a diastólica e o trabalho cardíaco, diminuindo também o consumo de oxigênio, com estas ações deve-se indicar este ...