A compreensão de um texto é o processo de conhecimento que o leitor adquire durante toda sua vida. Esse conhecimento ocorre mediante a interação com vários níveis de conhecimento como o conhecimento lingüístico, textual e conhecimento de mundo.
Conhecimentos prévios são os saberes ou as informações que temos guardados em nossa mente e que podemos acionar quando precisamos. Dito dessa forma, parece simples: temos informações disponíveis, que recuperamos quando queremos.
O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor, no decorrer do processo. ... Antes de colocar isso em prática, é preciso levantar que conhecimentos prévios eles têm sobre notícia e sobre escrever textos.
Seu artigo Lendo nas entrelinhas enumera algumas habilidades necessárias a essa leitura: 1 – fornecimento de informações não dadas; 2 – percepção de semelhanças e diferenças; 3 – percepção de relações de causa-efeito; 4 – flexibilidade de arranjo mental; 5 – percepção de funções não-explícitas; 6 – percepção de ...
A ação força o aluno a construir uma representação própria, o que ajuda a entender o significado. 7 – Proponha atividades próximas da realidade. Apresente aos alunos desafios próximos da sua realidade, de forma que eles possam aplicar o conceito aprendido na resolução de um problema real.
Os alunos precisam fazer mais do que memorizar fatos. Eles precisam escrever artigos que lhes darão a oportunidade de analisar informações e chegar em uma conclusão. E também eles devem fazer apresentações orais que demonstrem seu conhecimento e discutam ideias e reflexões.
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
Na aprendizagem mecânica, o novo conceito fica isolado na estrutura cognitiva, pois não tem conhecimento prévio ao qual possa incorporar. ... disposição de aprender de modo significativo, ou seja, recusa a memorização (decorar) de um novo conhecimento sem que haja o entendimento real do seu significado.