Coco Alagoano, Dança da Fita, Dança de São Gonçalo, Quadrilha - dança urbana, e Toré. O Coco alagoano é uma dança cantada, sendo acompanhada pela batida dos pés ou tropel. Também é denominada de PAGODE ou SAMBA.
Folclore
Coco de Roda alagoano
Surgiu em Alagoas entre os anos de 1927 e 1929, sendo o resultado da fusão de Reisados alagoanos e do antigo e desaparecido Auto dos Caboclinhos, da Chegança e dos Pastoris. Possui em média 36 personagens entre rei, rainha, mestre, contramestre, palhaço etc.
As cidades de origem das manifestações culturais investigadas foram as seguintes: Delmiro Gouveia ( Cordel: o repente está na alma, Quadrilha Junina em Delmiro Gouveia), Água Branca (Dança de São Gonçalo -Serra Ouricuri, Dança do Coco- Povoado de Tabuleiro, Os Guerreiros-Distrito do Cal e Lagoa das Pedras e Procissão ...
O município de Arapiraca apresenta uma grande diversidade de manifestações culturais que abrangem as quadrilhas juninas, cocos de rodas, guerreiros, reisados, destaladeiras de fumo, grupos teatrais, bandas de pífano, trios pé-de-serra, grupos de capoeira e festa religiosas (ver mapa 1).