Quais As Principais Consequncias Dos Movimentos Divergentes Convergentes E Transformantes?

Quais as principais consequncias dos movimentos divergentes convergentes e transformantes

Esses movimentos são realizadas por placas tectônicas, e ocorrem em diversos locais do mundo, podemos sinalizar as principais consequências de cada um deles:

Assista nosso último vídeo

Formam-se ilhas vulcânicas. No assoalho de oceanos formam verdadeiras cadeias montanhosas submersas, como a Dorsal Mesoceânica. Isso causa a expansão do fundo oceânico, originando maremotos e tsunamis

No caso, não há destruição nem criação de placas, podendo causar apenas as falhas. Esse movimento gera um índice muito alto de atrito, causando enormes terremotos e formações de algumas rachaduras, como a de San Andreas nos Estados Unidos.

Novas perguntas de %subject%

Novas perguntas de %subject%

As placas continentais, em geral, apresentam duas características básicas: a natureza quebradiça e suas densidades e espessuras parecidas. Assim, quando ocorre o choque entre duas placas do tipo, não há, como nos casos supracitados, um “mergulho” de uma placa sob a outra. O que acontece é um constante esmagamento de suas rochas, provocando o surgimento de cadeias de montanhas. Estas regiões, também denominadas zonas de obducção, são suscetíveis a terremotos de larga escala devida a característica quebradiça das rochas, como citado acima.

Por baixo da fenda, o magma — rocha derretida — sobe do manto. Ele escorre pela fenda e endurece em rocha sólida, formando uma nova crosta nas bordas rasgadas das placas. O magma do manto se solidifica em basalto, uma rocha escura e densa que está por baixo do fundo do oceano.

As placas tectônicas começam nas cristas meso-oceânicas, onde as placas estão se afastando. Como as placas se afastam umas das outras em placas divergentes, a lava vomita para criar as rochas geológicas mais jovens da Terra.

O que causa o movimento das placas tectônicas?

Enquanto a placa norte-americana é uma placa principal, a “Placa de Scotia” é uma placa secundária devido ao seu tamanho relativo menor. A Placa de Scotia é cercada por duas placas principais que realmente controlam onde ela se move.

Isso acontece porque o magma, material líquido, é aquecido no centro da terra. Como vemos na física térmica, o material aquecido tende a subir, afastando-se da fonte de calor. Como consequência, resfria-se e desce. Assim um movimento cíclico é gerado, conhecido como corrente de convecção.

%username% precisa da sua ajuda.

%username% precisa da sua ajuda.

Dizemos que essas placas são semirrígidas porque, apesar de sólidas, elas se movimentam e podem se esbarrar! Veremos as consequências disso a frente! 

Em contraste com fronteiras convergentes e divergentes, nenhum magma é formado. Assim, a crosta é quebrada e quebrada nas margens de transformação, mas não é criada ou destruída.

Quer participar da conversa?

Por exemplo, a placa principal norte-americana não contém apenas o continente da América do Norte, mas também o Oceano Atlântico. Esta placa estende-se por todo o pólo norte e até contém a Sibéria e a ilha do norte do Japão.

Quando este encontro ocorre no oceano, uma das placas mergulha sobre a outra, empurrando a que fica embaixo direto para o magma, onde terá seu material fundido. Neste processo, há a criação de uma grande depressão no fundo dos oceanos: as fossas marítimas. Denominam-se as regiões onde ocorrem estes fenômenos de zonas de subducção.

Já quando ocorre nos continentes, os limites divergentes provocam a criação de vales, chamados especificamente nestes casos de vales em riftes. Em estágios mais avançados, estes vales são cobertos pelo mar, formando mares fechados e/ou interiores, como é o caso do Mar Vermelho e do Golfo da Califórnia.

Quais são os movimentos das placas tectônicas e suas consequências?

O local no planeta que atualmente possui mais limites de placas ao mesmo tempo é o oeste da Ásia, passando pela China, Japão, Indonésia, Oceano Pacífico e chegando à Cordilheira dos Andes. 

Magma formado a partir de placas de fusão se solidifica em granito, uma rocha de cor clara e baixa densidade que compõe os continentes. Assim, em fronteiras convergentes, a crosta continental, feita de granito, é criada e a crosta oceânica é destruída.

7 Principais Placas Tectônicas

Quando duas placas se juntam, é conhecida como um limite convergente. O impacto das duas placas colidindo faz com que a borda de uma ou ambas as placas atinja uma cordilheira acidentada, e às vezes inclina a outra para uma vala profunda no fundo do mar.

Um tipo de limite divergente se dá no leste africano, desde o chifre da África até a Tanzânia. Este acidente geológico ocasionou em uma região propensa a atividade sísmica e vulcânica.

Ciências EF: 7° ano

Ciências EF: 7° ano

Mas os continentes nem sempre colidem com os oceanos. Às vezes, os continentes colidem com outros continentes, o que cria montanhas. Você pode procurar em todo o mundo e encontrar exemplos. Um deles é a placa de Nazca, que criou a cordilheira dos Andes.

Por isso, as zonas de encontro ou afastamento entre duas placas são locais altamente instáveis. Assim, dependendo do tipo de movimento, as diferentes consequências surgem nessa região, podendo ser terremotos, tsunamis, montanhas, vulcões.

Quais são as causas do movimento?

O tema de hoje é movimento e suas causas. ... Nos movimentos dos corpos, existem duas forças capazes de alterar a velocidade vetorial de um móvel. Uma é a tangencial, que altera o valor do vetor velocidade, e a outra, a centrípeta, que altera a direção do vetor.

Como calcular movimento?

Confira algumas fórmulas utilizadas para descrever o movimento uniforme e entenda o significado de cada uma de suas variáveis:

  1. S — posição final do móvel. S0 — posição inicial do móvel. v — velocidade do móvel. ...
  2. v — velocidade média. ΔS — deslocamento. ...
  3. v — velocidade média. ΔS — deslocamento. ...
  4. A — área. b — aresta da base.

Quais fenômenos naturais estão relacionados com a dinâmica da Terra?

Verificado por especialistas. Dentre os fenômenos naturais que estão relacionados com a dinâmica da terra, pode-se citar: movimento de rotação; movimento de translação./span>

Quais são as esferas da terra explique cada uma delas?

Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. ... A existência de água no nosso planeta é de vital importância para a manutenção da vida.

Como se chama o percurso de um planeta em torno do sol?

translação

O que giram em torno do Sol?

A TERRA GIRA À VOLTA DO SOL! Porque vemos o Sol nascer, percorrer o céu e iluminar-nos. ... Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.