Resposta. Resposta: As mais expressivas, no campo das Artes, se deram nos séculos XVII, XIX e XX.
O eurocentrismo foi o fator centralizador de diversos momentos na história. ... Essa visão eurocêntrica é notada atualmente em diversos meios de comunicação, mesmo nas expressões artísticas. Desse modo, podemos pensar na Europa atualmente e em sua influência sob os diversos países do mundo.
O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.
Resposta. Resposta: Podemos afirmar que a divisão temporal da História é sim eurocêntrica. A divisão adotada para a História consiste em Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
A divisão do mundo de acordo com a visão eurocentrista Dentre as muitas divisões que o mundo é sujeitado, as principais são: divisão em hemisférios (norte/sul e oriental/ocidental), em continentes (América, Europa, África, Ásia e Oceania), e assim por diante.
A divisão da história da humanidade é feita em quatro grandes períodos ou idades, a saber: Idade Antiga, Média, Moderna, Contemporânea. Essas divisões cronológicas da História são baseadas, ademais, por acontecimentos ocorridos na Europa. É que foram historiadores europeus que criaram essa classificação.
Os historiadores dividiram a História em períodos para facilitar seu estudo. Pela análise do cotidiano, da forma de vida e das conquistas dos povos, estudam-se diferentes períodos, ou seja, etapas da evolução do homem.
Resposta. Na divisão tradicional da História, 5 grandes períodos podem ser observados: -Pré-Historia, periodo que vai desde o aparecimento do homem até o surgimento da escrita (até cerca de 10.