EQST

Quais As Clulas Do Endocrvice?

Quais as células do endocérvice?

Os dois tipos principais de células que cobrem o colo do útero são as células espinocelulares (no exocervice) e as células glandulares (no endocervice). O local onde estes dois tipos de células se encontram é denominada zona de transição, e onde a maioria dos cânceres de colo de útero se origina.

O que é o endocérvice?

A parte externa do colo, que fica em contato com a vagina, chama-se ectocérvice; sua parte interna é a endocérvice. O local em que o canal cervical se abre para a vagina recebe o nome de zona de transformação, área em que se desenvolve a maioria dos tumores do colo uterino.

O que significa Ectocervical e Endocervical?

O colo do útero tem um tipo de epitélio que reveste sua porção externa, a ectocérvice, o epitélio escamoso igual ao da vagina inteira e outro que reveste sua porção interna a endocévice, que é glandular. Nestes dois tipos de epitélio escamoso (ectocervical) e glandular (endocervical), podemos ter atipias diferentes.

Quais os tipos de epitélio encontrados na Ectocervice e endocérvice?

A ectocérvix é recoberta por um epitélio escamoso estratificado róseo, consistindo de várias camadas de células e epitélio colunar avermelhado com uma única camada de células reveste o endocérvix. As camadas de células intermediárias e superficiais do epitélio escamoso contêm glicogênio.

Quais as características da endocérvice?

O endocérvice, correspondendo ao canal cervical, mede 2 a 3 mm de espessura podendo, nas porções mais internas deste canal atingir cerca de 1 cm de profundidade, e está revestido por epitélio colunar simples, raramente ciliado e predominantemente mucíparo (Figura 12) .

Qual é o epitélio da endocérvice?

A endocérvice normal é revestida por epitélio cilíndrico simples mucoso, cujo aspecto é o mesmo do das glândulas endocervicais.

O que significa criptas Endocervicais?

As células secretoras endocervicais começam na junção escamo-colunar e revestem a endocervix e as criptas endocervicais. Elas são células produtoras de muco e formam um tampão de muco para prevenir infecção bacteriana e fúngica do útero. As células ciliadas são mais numerosas na junção endométrial/endocervical.

Qual o epitélio que compõe a ectocérvice?

epitélio escamoso estratificado O ectocérvice é revestido por epitélio escamoso estratificado não-ceratinizado (Figuras 1 e 2). Seu estroma não apresenta glândulas. Este epitélio também reveste os fundos de saco e vagina em toda a sua extensão. Esta união de epitélio diferentes é chamada de Junção Escamo-Colunar (JEC).

Quais os epitélios observados colo uterino?

No colo padrão o epitélio colunar endocervical termina abruptamente no nível do orifício anatômico externo. O ectocérvice é revestido por epitélio escamoso estratificado não-ceratinizado (Figuras 1 e 2). Seu estroma não apresenta glândulas. Este epitélio também reveste os fundos de saco e vagina em toda a sua extensão.

Qual é o epitélio de revestimento das tubas uterinas?

Tuba Uterina: Lâmina 109 (HE) A mucosa é revestida por epitélio cilíndrico simples secretor contendo células produtoras de muco intercaladas com células cilíndricas ciliadas. A lâmina própria é unida diretamente à túnica muscular que apresenta uma camada circular interna e uma longitudinal externa.

O que significa margem Endocervical comprometida?

O resultado de margem comprometida significa que a lesão não foi completamente removida, de modo que é necessário realizar um novo procedimento para retirada de mais tecido, sendo uma opção a realização de histerectomia total (minha sugestão).