O movimento retilíneo e uniforme tem as seguintes características: velocidade constante, daí o termo uniforme; distâncias iguais são percorridas para o mesmo intervalo de tempo; aceleração nula.
Em outras palavras, no MRU, o corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Dessa forma, s é a posição do corpo, s₀ é a posição inicial do corpo, t é o tempo que o corpo levou para se mover de s até s₀ e v é a velocidade mantida pelo do corpo nesse período.
O movimento retilíneo uniformemente variado tem como principais características o fato de ter aceleração constante e velocidade variada, além de sempre medirmos seu movimento segundo um percurso retilíneo, ou seja, através de uma reta.
A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão.
Quando lançamos um corpo verticalmente para cima notamos que ele sobe até uma certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando largamos um corpo de determinada altura (como a menina soltando a bolinha).
Resposta. pois a gravidade não permite,o que faz os "corpos" caírem quase que imediatamente.