EQST

Possvel Depositar Cheque Com Data Futura?

É possível depositar cheque com data futura?

O cheque pode ser depositado antes da data? Sim. A data escrita serve mais como um parâmetro de quando é melhor para o cheque ser depositado, além de que os bancos aceitam o dinheiro independentemente da data que está escrita na folha.

Como preencher cheque com data futura?

Ao preencher um cheque do tipo pré-datado, é preciso colocar a data que será descontado. Se a compra é feita no dia 30 de maio e o cheque é para 30 dias, deve ser preenchido com a data 30 de junho, por exemplo.

Qual a consequência do depósito antecipado de cheque Pré-datado?

Muitos não sabem, mas que se o cheque for pré-datado e depositado antes da data prevista, o consumidor tem direito a receber indenização por danos morais e isto está previsto na Súmula 370 do Superior Tribunal de Justiça, logo, se trata de um entendimento já consolidado.

Como depositar um cheque Predatado?

Existem duas formas de depositar um cheque: ir direto na “boca do caixa” ou em caixa eletrônico do seu banco. Para os dois casos, é importante que você preencha o cheque com identificação de quem vai receber o valor (cheque nominal) e de preferência, cruzado.

Como funciona o cheque de 60 dias?

O cheque a prazo funciona da mesma forma que um cheque comum: uma forma de pagamento em que o portador da folha de cheque tem o direito de ir ao banco e sacar o valor escrito. No entanto, existe uma recomendação para que seja realizado somente na data escrita. A data deve ser combinada entre você e o beneficiado.

Quais são as consequências da emissão do cheque com o bom para?

O papelzinho com o "bom para" não é garantia de nada. Se o cheque for apresentado antes da data combinada, peça uma cópia ao banco. Tudo o que estiver escrito vai servir de prova para a justiça.

É possível invocar a responsabilidade do banco sacado pelo pagamento da cambial antes da data avençada entre as partes?

"[…] vale ressaltar que um terceiro de boa-fé que recebe um cheque e o apresenta a pagamento antes da data combinada entre emitente e tomador não pode ser responsabilizado por tal ato, já que o acordo de “pré-datação” vincula apenas as partes que o fizeram".

Qual o prazo de validade de um cheque?

Também é importante lembrar que um cheque prescreve (deixa de valer) após seis meses, a contar do término dos prazos acima, ou seja, seis meses e 30 dias, quando o cheque é emitido na mesma praça ou seis meses e 60 dias, quando emitido em local diferente ou no exterior.