Isso acontece porque se a molécula possui maior superfície, isso levará a um maior número de interações intermoleculares e, portanto, será necessária uma maior quantidade de energia para desfazê-las. Além disso, quanto maior a quantidade de ramificações, menor será a temperatura de ebulição.
Por exemplo, na tabela, vemos que os pontos de ebulição do butan-1-ol e do ácido etanoico são maiores que os das outras substâncias. Isso ocorre porque essas duas substâncias possuem ligações de hidrogênio, que são interações mais intensas que as demais.
O ponto de fusão corresponde à temperatura em que determinado material passa do estado sólido para o líquido; e o ponto de ebulição é a máxima temperatura em que um material pode existir na fase líquida, sob determinada pressão.
100º C
Água destilada evapora-se mais rápido que a comum, porque toda mistura homogênea de dois ou mais componentes evapora-se mais lentamente que uma substância pura. ... Quando sai da torneira, apesar da aparência límpida, a água carrega outras substâncias, como sais minerais.
Porque o tipo de ligação intermolecular é a ligação de hidrogênio ( a mais forte que existe). Assim, mais energia (calor) é necessário para afastar as moléculas de água uma das outras, para que a mudança de estado físico ocorra.