Importante: as configurações podem variar de acordo com o smartphone. Para mais informações, entre em contato com o fabricante.
Com o tempo, os celulares tendem a acumular software. Você vê um aplicativo que, talvez, possa ser útil, daí você o instala, mas acaba nunca usando. Porém, mesmo assim, ele vai ficar ocupando espaço, podendo até estar rodando alguns processos em segundo plano, mesmo que você não o tenha aberto. Tudo isso deixa o celular lento, então, ao dar uma olhada nos seus aplicativos e reduzir a quantidade de itens obtidos por download, você pode ajudar a acelerar seu celular Android.
Veja se o problema desaparece. Em caso afirmativo, é provável que um app esteja causando o problema. Vá para a próxima etapa. Se o problema não desaparecer, pule para Solução de problemas avançada.
Lembra de todas as vezes que você disse: “Espere, deixe-me tirar outra foto essa não ficou boa” , aquelas fotos que você não queria ainda estão lá, você acaba esquecendo de apagá-las.
Dê uma olhada na sua tela inicial. Se você estiver utilizando um monte de widgets (noticiário, previsão climática, feed de redes sociais, e-mails, calendários), eles serão um dos fatores que estão deixando seu celular mais lento. Cada vez que você ativa seu celular ou vai para a tela inicial, ele precisa carregar todo esse conteúdo, o que é uma tarefa enorme. Ao reduzir a quantidade de widgets, você vai liberar seu celular para fazer outras coisas.
Há uma boa chance de você encontrá-lo cheio de imagens, arquivos zip, vídeos, músicas e inúmeros arquivos que você não precisa mais. Se você não precisa deles, não há motivos para deixa-los ocupando espaço de armazenamento, certo? Exclua e mande para o esquecimento.
Primeiramente, você deve investigar os apps instalados no seu smartphone e as permissões (ou níveis) de acesso deles aos seus dados. Essa investigação revelará quais apps você tem, o que eles fazem e os recursos a que têm acesso. É fácil fazer isso, tanto em dispositivos Android quanto em dispositivos iOS, para liberar espaço de armazenamento, reduzir a carga sobre os recursos do sistema e aumentar a velocidade geral do smartphone.
Se tiver seguido os passos que sugerimos, você deverá ter conseguido se livrar de muitos malware. Mas é necessário evitar que seu celular seja infectado no futuro, então, use um bom sistema de proteção, como o Kaspersky Internet Security. Disponível para Android, ele pode ser obtido por download no Google Play. Com isso, seu celular ou tablet estarão protegidos contra qualquer ataque ou infecção por malware.
Os dados armazenados em cache no seu dispositivo (ou em um app específico) podem consumir espaço de armazenamento e provocar lentidão ou mesmo corrompimento de dados. Muitas vezes, limpar o cache pode ajudar.
Até agora, estávamos abordando ações fáceis que qualquer pessoa pode fazer. Agora, vamos dar uma olhada em algumas opções de desenvolvedor. Primeiramente, você precisa ativar o modo de desenvolvedor:
Seu smartphone vem com muitos aplicativos e programas pré-instalados (visíveis ou invisíveis) que coletivamente são chamados de “bloatware”. Esses softwares podem causar sobrecarga no processador do seu dispositivo, consumir recursos do sistema e até mesmo representar riscos à segurança.
Mas, se o seu aparelho já tiver mais de alguns anos de uso, especialmente se estiver com baixa capacidade de armazenamento, você poderá perceber que a atualização acabará deixando o celular ainda mais lento. Talvez, seu celular simplesmente não tenha espaço suficiente de armazenamento ou memória para suportar uma atualização.
A redefinição de fábrica restaura o dispositivo ao estado em que se encontrava quando saiu da fábrica. A redefinição de fábrica apaga definitivamente seu conteúdo (como fotos e arquivos) e remove apps, dados salvos e configurações. Se quiser salvar esse conteúdo, você deverá fazer um backup do dispositivo antes de prosseguir com a redefinição. Você pode utilizar o Dropbox, o iCloud, o Google Drive ou qualquer app de terceiros para armazenar itens importantes. Depois de concluir a redefinição, você deverá conseguir baixar ou acessar o app de backup e sincronizar os arquivos novamente com seu smartphone.
A propósito, quando se trata de aplicativos, normalmente é possível aprimorar o desempenho um pouco mais ao interrompermos a funcionalidade de sincronização automática dos aplicativos que não são usados com tanta frequência.
Uma desvantagem é que os aplicativos que você raramente usa terão dados armazenados em cache que não só ocuparão espaço, mas estarão sempre desatualizados e precisarão ser liberados e reconstruídos de qualquer maneira.
O navegador da web que você usa afeta consideravelmente o desempenho do smartphone, desde o consumo de bateria até a velocidade de navegação. Portanto, uma das maneiras mais fáceis de melhorar o desempenho do smartphone é remover o navegador padrão e instalar uma alternativa como o Brave.
Para excluir as fotos que você não precisa mais, basta abrir o aplicativo da galeria, selecionar as fotos e apaga-las. O mesmo vale para os vídeos. Olhe atentamente para cada imagem ou vídeo antes de excluí-los para ter a certeza de que você realmente deseja excluí-los.
Você deverá ver uma mensagem avisando que o modo de desenvolvedor foi ativado e, ao voltar para Configurações, algumas novas opções estarão disponíveis. Vá para "Opções de desenvolvedor", onde haverá três opções que podem ajudar a melhorar o desempenho do seu celular.
Em aplicativos como o Google Maps ou o Chrome, esses dados armazenados em cache podem realmente começar a consumir o armazenamento disponível. Se for isso sabemos por que seu celular está lento.
Você precisará instalar um novo aplicativo para ajudar nessa tarefa, o Files do Google. É um programa inteligente e muito personalizável que consegue encontrar arquivos onde quer que eles estejam se escondendo em seu celular, eliminando duplicações. Se o seu celular tiver apenas 16 GB de espaço total, essa será uma ótima ferramenta de liberação de espaço. Procure especialmente por downloads dos quais você não precisa mais e por arquivos pesados que possam ser apagados.
Verifique se o problema desaparece. Se sim, é provável que seja uma app a causar o problema. Avance para o próximo passo. Se o problema não desaparecer, avance para a Resolução de problemas avançada.
Os smartphones, assim como os computadores, tendem a ficar lentos com o uso prolongado do aparelho. Nesse sentido, precisamos fazer algumas correções que permitam que você volte à sua fluidez habitual.
As Proteções do Brave bloqueiam anúncios e rastreadores indesejados, o que significa que você usará menos dados durante a navegação. E, com menos elementos para carregar em cada página, o Brave agiliza a experiência de navegação e carrega as páginas três vezes mais rápido. O Brave aumenta também a duração da bateria, reduzindo o uso de dados móveis e acelerando os tempos de carregamento. E, além de tudo isso, ele melhora sua privacidade e segurança.