EQST

Para Que Serve Uma Torre De Refrigeraço?

Para que serve uma torre de refrigeração?

Como o nome diz, as torres de resfriamento são um dispositivo para a remoção do calor do fluido de trabalho. Elas são mais comumente aplicadas para o resfriamento da água que circula em indústrias químicas, refinarias de petróleo e estações de energia.

Como funciona uma torre de refrigeração?

No funcionamento do sistema da torre de resfriamento, a água industrial quente é bombeada para dentro dela. Depois é despejada pelo sistema de distribuição sobre o enchimento de contato. E é nesse momento que o resfriamento acontece. O ar frio que está sendo sugado pelo ventilador entra em contato com a água quente.

Fazem parte de uma torre de resfriamento?

As torres de resfriamento utilizam em sua fabricação diversos componentes como: enchimento filme (ou “colmeia”, “miolo” ou “recheio” como também é conhecido), enchimento grade, eliminador de gotas (ou corta gotas), árvore de distribuição, ventilador, motor, redutor, chave de vibração, bicos aspersores e outros ...

Qual é a função das torres das usinas atômicas?

As torres de resfriamento são enormes tanques que removem calor de fluidos, no caso da usina nuclear, da água, que fica dentro do reator e segue nos tubos, passando pelos diversos circuitos do processo e que quando passa no condensador fica muito quente necessitando ser resfriada nessas torres para retornar ao reator.

Qual a temperatura de regulagem do termostato da torre de resfriamento?

O approach de uma torre de resfriamento é a diferença entre a temperatura da água fria (saída da torre de resfriamento) e a temperatura de bulbo úmido do ar na entrada da torre. Para torres de resfriamento industriais, o approach gira em torno de 5 °C, sendo também um critério do projeto.

Quais são os tipos de torre de resfriamento?

Existem dois tipos diferentes de torres de arrefecimento: abertas e fechadas. As do tipo aberto, também conhecidos como torres de resfriamento direto, permitem que a água entre em contato com o ar exterior.

Qual o processo utilizado nas usinas nucleares?

A Fissão Nuclear acontece quando um átomo (geralmente de urânio U-235) é bombardeado com nêutrons. ... Esses neutrôns livres vão se chocar em outros átomos, gerando uma reação em cadeia. É este o processo utilizado nas usinas Nucleares.

Que aspectos positivos e negativos você associa a energia nuclear?

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Qual a temperatura de entrada e saída na torre de arrefecimento?

A maior parte do calor disssipado da água para o ar se deve a sua evaporação no processo. Assim admitamos que as vazões de ar e água sejam iguais e que o ar entra na torre com temperatura de bulbo seco de 25.5oC, umidade 1 Page 2 relativa de 50% e que a água deverá ser resfriada de 29.4oC a 21.1oC (8.8oC) .

Quais são os principais tipos de torres de resfriamento?

Existem dois tipos diferentes de torres de arrefecimento: abertas e fechadas. As do tipo aberto, também conhecidos como torres de resfriamento direto, permitem que a água entre em contato com o ar exterior.

Quais tipos de energia são utilizados no processo de produção de energia elétrica por meio de usinas nucleares?

Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível. O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da energia liberada pela fissão dos átomos de urânio.

Qual o tipo de reação nuclear que ocorre em usinas nucleares?

A Fissão Nuclear acontece quando um átomo (geralmente de urânio U-235) é bombardeado com nêutrons. ... É este o processo utilizado nas usinas Nucleares.