Para Que Serve Um Sensor Indutivo?

Para que serve um sensor indutivo

Nos sistemas de automação, os sensores desempenham um papel fundamental. São responsáveis pela conversão de uma grandeza física para um sinal elétrico, que pode ser compreendido pelo controlador lógico programável (CLP). Dentre os inúmeros tipos de sensores com diferentes funções, existe o sensor indutivo. Este tipo de sensor apresenta a capacidade de detectar objetos metálicos em pequenas distâncias. Sendo, portanto, definido como um sensor de proximidade.

Read more articles

O princípio de funcionamento do sensor indutivo se dá a partir do um campo eletromagnético variável que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina na extremidade do dispositivo. Quando um material metálico penetra este campo, são induzidas pequenas correntes parasitas. Com a indução no metal, ocorre uma diminuição na energia do campo e, consequentemente na amplitude do sinal proveniente do oscilador. Quando este sinal se torna muito baixo, o circuito de disparo percebe a mudança e altera a tensão de saída. Fornecendo uma resposta lógica, de nível alto ou baixo, que pode ser utilizada no controle do processo.

Nós temos atualmente no mercado, sensores indutivos do tipo cilíndrico e do tipo bloco! Os sensores cilíndricos são geralmente usados para máquinas menores, já os do tipo bloco são usados para máquinas mais robustas e possuem um alcance maior de detecção.

Conversor de frequência: o que é, como funciona e modelos

Conversor de frequência: o que é, como funciona e modelos

Os sensores indutivos possuem uma distância de detecção, que é a distância máxima em que eles podem detectar um objeto metálico. Essa distância pode variar dependendo do tamanho e do material do objeto, bem como das especificações do sensor.

Mas o que é um sensor indutivo? Ele é um dispositivo sensível à proximidade de materiais metálicos, através da variação do seu campo magnético! Para que você possa compreender melhor, vamos ver como o sensor indutivo funciona.

Ao escolher um sensor indutivo, devem ser levados em conta alguns aspectos construtivos. Dentre os sensores de indução disponíveis no mercado, podem ser encontrados os que possuem tensão de saída em nível contínuo (CC) ou alternado (CA). Os sensores indutivos de saída CC possuem modelos de dois, três ou quatro fios. Enquanto os sensores CA apresentam somente dois fios, sendo sua alimentação feita em sequência com a carga.

Título

Os sensores indutivos são componentes essenciais na automação industrial, fornecendo informações cruciais para o controle e monitoramento de processos. Seu funcionamento baseado na indução eletromagnética, aliado à sua confiabilidade e versatilidade, tornam-nos uma escolha popular em uma variedade de aplicações industriais. Com sua capacidade de detectar objetos metálicos sem contato direto, os sensores indutivos desempenham um papel vital na otimização da eficiência, qualidade e segurança nos processos automatizados da indústria moderna.

Um sensor indutivo é um dispositivo eletrônico utilizado para detectar a presença ou ausência de objetos metálicos em sua proximidade. Ele funciona com base no princípio da indução eletromagnética, onde um campo magnético é gerado pelo sensor e qualquer objeto metálico que entre nesse campo provoca uma alteração no sensor, gerando um sinal de saída.

Informações sobre ABB

Informações sobre ABB

Primeiramente, para que possamos entender o funcionamento do sensor indutivo é importante que alguns conceitos e definições sejam bem compreendidos por você, como os conceitos de indutor, indutância e reatância indutiva.

Quanto aos perfis destes sensores, há dois principais formatos diferentes. Os sensores tubulares (cilíndricos) e os sensores retangulares. As dimensões dos sensores indutivos cilíndricos variam em torno de 3 a 40mm de diâmetro, podendo ou não possuir rosca externa para a fixação.

Publicações Mais Populares

O sensor indutivo é composto por um núcleo de ferrite envolto por uma bobina, um circuito oscilador e um circuito disparador em conjunto com um amplificador (Disparador de Schmitt).

Quanto à forma de conexão dos sensores indutivos, esta pode ser feita por meio de cabos, conectores, pinos ou terminais parafusados. De acordo com as características de montagem do sensor.

Você Gostou Deste Artigo?

O sensor indutivo é composto por um núcleo de ferrite envolto por uma bobina, um circuito oscilador e, por fim, um circuito disparador em conjunto com um amplificador (Disparador de Schmitt). Como apresentado na figura2.

A indutância é a grandeza que representa a capacidade que o indutor tem de armazenar energia em forma de campo magnético, já a reatância indutiva é a oposição oferecida à corrente alternada (AC) por uma bobina. A reatância indutiva em um circuito magnético pode ser comparada à resistência elétrica em um circuito elétrico!

O sensor capacitivo é um dispositivo que tem a sua função principal semelhante ao sensor indutivo! Ele é sensível à proximidade de materiais, porém, diferentemente do sensor indutivo, ele é capaz de detectar outros materiais além dos metálicos, e isto ocorre graças ao seu campo elétrico.

Aplicações

Um indutor é um dispositivo que armazena temporariamente energia em forma de campo magnético. Ele usualmente é construído a partir de um núcleo de material ferromagnético, material este usado para obter campos magnéticos de maior intensidade, e possui em torno de si espiras que produzem um fluxo magnético a partir de uma corrente elétrica.

Já os do tipo retangular são encapsulados em dimensões e formatos diversos, de acordo com os fabricantes. A distância de detecção que um sensor indutivo pode apresentar também pode variar de 1,5mm até 120mm no caso de sensores indutivos especiais para longas distâncias.

Sensor Capacitivo

Sensor Capacitivo

O princípio de funcionamento do sensor indutivo se dá a partir de um campo eletromagnético variável, que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina na extremidade do dispositivo.

Um capacitor é um dispositivo elétrico capaz de armazenar temporariamente carga elétrica em seus terminais, ao ser alimentado com uma tensão elétrica. Ele é constituído por dois ou mais materiais condutores, isolados entre si por um meio isolante.

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Que tipo de materiais um sensor indutivo pode detectar?

Sensores indutivos são utilizados em processos de automação industrial para detectar materiais ferromagnéticos, ou seja, materiais metálicos por meio da influência em seu campo eletromagnético.

Qual o sensor que se utiliza de frequências para detecção de Aproximidades de objetos?

- Sensor indutivo Sensores de proximidade desse tipo usam campos magnéticos para detectarem a presença de objetos. Um circuito elétrico é ligado a uma bobina que sofre influência do campo magnético.

O que é um dispositivo com sensor de movimento?

Com sensores de movimento, os smartphones são capazes de identificar proximidade, giro, aceleração e ações específicas, o que facilita a experiência de uso e gera respostas mais rápidas às demandas do usuário. O TechTudo selecionou oito smartphones com recursos úteis que usam sensores de movimento.

Como fazer a ligação do sensor de presença?

Primeiro conecte o cabo neutro ao terminal lateral do soquete da lâmpada. Depois de conectar a lâmpada, conecte o fio neutro ao terminal neutro correspondente do sensor de presença. Em seguida, conecte o cabo de alimentação de fase ao terminal central da chave paralela.

Como regular o sensor de presença da lâmpada?

O ajuste de tempo pode variar de 10 segundos (mínimo) a 5 minutos (máximo). Toda vez que o equipamento identificar o movimento ele recarregará o tempo ajustado no acionamento. Por isso, o sensor só desligará a lâmpada quando passar o tempo ajustado e não for detectado mais nenhum movimento nesse intervalo.