Forçar a renderização da GPU é uma forma muito boa de melhorar o desempenho de alguns aplicativos do celular Android. Esse procedimento ajuda a aumentar a fluidez do sistema e faz com que os softwares não gastem todo o poder de processamento do dispositivo. ... Assim, o telefone será forçado ao uso da GPU em desenho 2D.
Desativar sobreposição HW: usar a sobreposição de hardware permite que cada app que exibe algo na tela use menos capacidade de processamento. Sem a sobreposição, um app compartilha a memória de vídeo e precisa verificar constantemente a presença de colisões e cortes para renderizar uma imagem correta.
As GPUs funcionam transformando energia em informação. Sob as demandas do sistema, esses chips realizam cálculos e instruções que são responsáveis pelas imagens que você vê na tela do seu computador, da sua tv, ou do seu celular. Resumindo tudo, se um dispositivo tem tela, ele conta com uma GPU.
Testes realizados em Xeon Gold 6154 de 3GHz (3,7GHz Turbo), 64GB de RAM DDR4. Win10x64. Driver versão 441.28. Teste de desempenho concluído com o Blender 2.81. Comparação do tempo total de renderização agregado de 5 modelos. Os resultados do desempenho podem variar dependendo da cena.
A Qualcomm anunciou na semana passada, durante o Snapdragon Tech Summit, o aguardado Snapdragon 8 Gen 1, chipset premium da marca para celulares Android topo de linha de 2022.
GL Tools é uma ferramenta focada em modificar o driver OpenGL ES do seu smartphone, sendo compatível com qualquer modelo que faça parte da segunda geração desta API e conta com hardware ARM ou x86 da Intel. Essa solução chega para rivalizar com outra bem famosa desenvolvida pelo talentoso ChainFire.
Uma forma de melhorar potencialmente o desempenho móvel é forçar a renderização da GPU, o que pode ajudar a reduzir a carga de trabalho da CPU e melhorar a velocidade e a estabilidade de aplicações com muitos gráficos. Isto pode ser feito acedendo às Opções de Programador nas definições do seu dispositivo e activando a opção “Forçar renderização GPU”. No entanto, é importante notar que isto pode nem sempre levar a melhorias significativas e pode potencialmente causar problemas de compatibilidade com certas aplicações.
A opção de desbloqueio do OEM é uma função do Android, que afeta as 2 funcionalidades abaixo indicadas: O comando habilitar / desativar o desbloqueio OEM no modo de inicialização rápida permitirá que os usuários flash ROM de terceiros, que é sempre desativado pela maioria dos OEMs.
O DirectX e o OpenGL são duas bibliotecas gráficas que permitem aos programadores criar gráficos 3D e 2D. O DirectX é uma biblioteca proprietária desenvolvida pela Microsoft exclusivamente para plataformas Windows, enquanto o OpenGL é uma biblioteca de código aberto que pode ser executada em várias plataformas, incluindo Windows, Linux e Mac OS. Ambas as bibliotecas têm os seus pontos fortes e fracos, e qual delas é mais leve depende do dispositivo e da aplicação.
O processamento para decodificação acelerada por hardware em uma GPU Intel® integrada em sistemas com 8 GB ou menos de RAM pode ser limitado e pode fazer com que a CPU assuma o processamento, pois a GPU integrada usa a RAM como memória compartilhada da GPU. É recomendável ter 16 GB de RAM ou mais para obter melhor desempenho.
Uma API (Application Programming Interface) gráfica é um conjunto de ferramentas e protocolos utilizados pelos programadores para interagir com o hardware gráfico de um computador. Fornece uma forma normalizada de o software aceder e utilizar a unidade de processamento gráfico (GPU) para renderizar imagens e animações para apresentação num ecrã. As APIs gráficas mais populares incluem DirectX e OpenGL.
Testes realizados em 2 Xeon Gold 6126 de 2.6GHz (3.7GHz Turbo), 256GB de RAM, Win10x64, Keyshot 9.1. Aceleração relativa em três modelos. Os resultados do desempenho podem variar dependendo da cena.
Testes realizados em uma workstation com Intel Core i7 8700T de 2.4GHz, 16GB de RAM, executando a atualização de aniversário do Windows 10 de 64 bits e driver 419.67. Teste de desempenho concluído com o benchmark OctaneBench disponível publicamente.
Testes realizados em Xeon Gold 6154 de 3GHz (3,7GHz Turbo), 64GB de RAM DDR4. Win10x64. Driver versão 441.28. Teste de desempenho concluído com o Blender 2.81. Comparação do tempo total de renderização agregado de 5 modelos. Os resultados do desempenho podem variar dependendo da cena.
Deslize a tela até "Aplicativos", a última seção do menu "Programador", e ative a ferramenta "Não manter atividades". Isso fará com que todas as tarefas de um aplicativo sejam encerradas sempre que o usuário sair do app, liberando memória do dispositivo.
Testes de CPU executados em duas CPUs Xeon Gold 6254 de 3.1GHz e 256GB de RAM DDR4. Win10x64. Driver versão 442.35. Os resultados do desempenho podem variar dependendo da cena. A Quadro RTX 8000 ativa resfriada.
A renderização OpenGL é o processo de criação de imagens utilizando a biblioteca gráfica OpenGL. A OpenGL é uma biblioteca poderosa que fornece aos programadores um conjunto de funções e ferramentas para criar gráficos 2D e 3D. Funciona através do envio de comandos para a GPU, que depois renderiza os gráficos. A biblioteca foi concebida para ser multiplataforma, o que significa que os programadores podem utilizá-la para criar gráficos em diferentes sistemas operativos.
Assim como a codificação acelerada por hardware, o Adobe Premiere Pro também oferece suporte à decodificação acelerada por hardware para fornecer melhor desempenho de reprodução enquanto trabalha com a mídia H.264/AVC, HEVC na linha do tempo.
Portanto, no computador pessoal, que usa o renderizador de software, geralmente você não observa um impacto do desenho sobreposto no desempenho. Contudo, muitas formas sobrepostas podem afetar negativamente o desempenho em dispositivos que usam renderização de GPU. Uma boa prática é remover os objetos da lista de exibição, em vez de ocultá-los.
Testes realizados em uma workstation com Intel Xeon Gold 6154 de 3.0GHz (3.7GHz Turbo), 64GB de RAM, executando Windows 10 de 64 bits, driver NVIDIA 471.36. Teste de desempenho concluído com o benchmark interno da NVIDIA.
Codificação: H.264/AVC (8 bits), HEVC 4:2:0 (8 bits e 10 bits) até 4096x4096. Com os processadores Intel® Core™ de 10a geração e posterior, o suporte à codificação HEVC vai até 8192x8192.