O montelucaste é um medicamento indicado para prevenir e tratar os sintomas da asma. Isso porque esse remédio bloqueia a ação dos leucotrienos, que são substâncias inflamatórias que causam espirros, congestão nasal e dificuldades para respirar.
Este medicamento pode ser tomado com ou sem alimentos. Este medicamento deve ser tomado ao longo do dia, por crianças com rinite alérgica, ou durante a noite, por crianças com asma.
Em pacientes com asma sensГveis ao ГЎcido acetilsalicГlico, sendo que quase todos recebiam corticosteroides inalatГіrios e/ou orais concomitantemente, incluГdos em um estudo randГґmico, de grupos paralelos e com duração de 4 semanas (n= 80), foi demonstrado que montelucaste de sГіdio, comparado com placebo, melhorou significativamente os parГўmetros de controle da asma12.
O conteГєdo desta bula foi extraГdo manualmente da bula original, sob supervisГЈo tГ©cnica da farmacГЄutica responsГЎvel: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364). Consulte a bula original. Гљltima atualização: 27 de Novembro de 2023
Los comprimidos recubiertos de montelukast son indicados en adultos y adolescentes a partir de 15 aГ±os de edad. La dosis indicada es unВ comprimido de 10 mg porВ dГa, que debe ser tomadaВ duranteВ la nocheВ con o sin alimentos.В Si se toma junto con alimentos, el montelukastВ debe tomarse 1 hora antes o 2 horas despuГ©s de la comida.В В
Em uma análise combinada de três estudos pivotais, a administração à noite de montelucaste de sódio em comprimidos de 10 mg uma vez ao dia a 1.189 pacientes resultou em melhora estatisticamente significativa do desfecho primário, escore de sintomas nasais diurnos e componentes individuais (congestão nasal, rinorreia, prurido nasal e espirros); escore de sintomas noturnos e componentes individuais (congestão nasal ao despertar, dificuldade para dormir e despertares noturnos); escore de sintomas oculares diurnos e componentes individuais (lacrimejamento, prurido, vermelhidão e edema ocular); avaliação global da rinite alérgica por pacientes e médicos; e escore de sintomas composto (composto dos escores de sintomas nasais diurnos e sintomas noturnos), em comparação com o placebo23,24,25.
Diferentes estudos com adultos demonstraram a propriedade aditiva de montelucaste de sГіdio no efeito clГnico de corticosteroides inalatГіrios, permitindo a diminuição gradual dos esteroides quando usados concomitantemente.
Ver outros medicamentos do laboratпїЅrio "BIOSINTпїЅTICA FARMACпїЅUTICA LTDA."
Esse medicamento nГЈo Г© indicado para pessoas com crises agudas de asma. O montelucaste pode ser contraindicado em pessoas com alergia ao medicamento ou aos componentes da fГіrmula.
Montelucaste de sódio pode ser administrado com outros medicamentos usados rotineiramente para a profilaxia e o tratamento crônico da asma e para o tratamento da rinite alérgica. Em estudos de interações medicamentosas, a dose terapêutica recomendada de montelucaste não teve efeitos clinicamente importantes na farmacocinética dos seguintes medicamentos: teofilina, prednisona, prednisolona, contraceptivos orais (etinilestradiol/noretindrona 35 µg/1 mg), terfenadina, digoxina e varfarina.
Apesar de as doses do corticosteroide inalatГіrio usado concomitantemente poderem ser gradualmente reduzidas sob supervisГЈo mГ©dica, montelucaste de sГіdio nГЈo deve substituir abruptamente os corticosteroides inalatГіrios ou orais.
Estudos farmacocinéticos mostram que o perfil plasmático dos granulados de 4 mg em pacientes pediátricos de 6 meses a 2 anos de idade, dos comprimidos mastigáveis de 4 mg em pacientes pediátricos de 2 a 5 anos de idade e dos comprimidos mastigáveis de 5 mg em pacientes pediátricos de 6 a 14 anos de idade foi similar ao perfil plasmático dos comprimidos revestidos de 10 mg em adultos. O comprimido mastigável de 5 mg deve ser usado em pacientes pediátricos de 6 a 14 anos de idade e o comprimido mastigável de 4 mg, em pacientes pediátricos de 2 a 5 anos de idade. Os granulados de 4 mg devem ser usados em pacientes pediátricos de 6 meses a 2 anos de idade. Como a formulação em granulado de 4mg é bioequivalente à do comprimido mastigável de 4 mg, ele também pode ser usado como formulação alternativa aos comprimidos mastigáveis de 4 mg em pacientes pediátricos de 2 a 5 anos de idade.
Montelucaste de sГіdio nГЈo deve ser usado como monoterapia para o tratamento e controle da broncoconstrição induzida pelo exercГcio. Pacientes que apresentam exacerbações de asma apГіs o exercГcio devem continuar a utilizar seu esquema habitual de ОІagonistas inalatГіrios como profilaxia e ter disponГvel para resgate um ОІ-agonista inalatГіrio de ação rГЎpida.
Em um estudo separado de 4 semanas, no qual montelucaste de sГіdio foi administrado uma vez ao dia pela manhГЈ, a eficГЎcia durante as duas semanas iniciais foi significativamente diferente do placebo e consistente com os efeitos observados em estudos que utilizaram doses noturnas. AlГ©m disso, o efeito ao longo do perГodo de 4 semanas foi consistente com o resultado das duas semanas26.
Montelukast es un medicamento que bloquea unas sustancias llamadas leucotrienos y sirve paraВ controlar y prevenirВ ataques deВ asma, siendo utilizado especialmente en personas asmГЎticas que necesitan un tratamiento adicional.
O montelucaste pode causar algumas alterações comportamentais e de humor, especialmente em crianças, incluindo alterações no sono, irritabilidade, comportamento agressivo, hiperatividade, ansiedade, depressão, gagueira, tremor, sonambulismo, alucinações, perda de memória e, em alguns casos, pensamentos e ações suicidas.
Em um estudo, montelucaste de sГіdio em comprimidos de 10 mg foi administrado uma vez ao dia a 1.000 pacientes, o que resultou em melhora estatisticamente significativa do desfecho primГЎrio, escore de sintomas nasais diurnos e seus componentes individuais (congestГЈo nasal, rinorreia e espirros), em comparação com o placebo. Montelucaste de sГіdio tambГ©m demonstrou melhora da rinite alГ©rgica perceptГvel ao paciente, conforme avaliado pelos desfechos secundГЎrios: avaliação global da rinite alГ©rgica pelo paciente e escore geral da qualidade de vida em pacientes com rinoconjuntivite (mГ©dia de pontos para os sete critГ©rios: atividade, sono, sintomas nГЈo relacionados aos olhos e nariz, problemas de aspecto prГЎtico, sintomas nasais, sintomas oculares e emocionais), em comparação com o placebo28.
O Montelucaste de Sódio é indicado para o tratamento de: Rinite alérgica, incluindo sintomas diurnos e noturnos como congestão nasal, coriza, coceira nasal e espirros; congestão nasal ao despertar, dificuldade de dormir e despertares noturnos; lacrimejamento, coceira, vermelhidão e inchaço dos olhos.
NГЈo tome doses adicionais de montelucaste com intervalo de menos de 24 horas desde a dose anterior. Г‰ importante continuar tomando montelucaste durante o tempo indicado por seu mГ©dico, a fim de manter o controle da asma. O montelucaste pode tratar a asma apenas se vocГЄ continuar a tomГЎ-lo.
O efeito terapГЄutico de Montelucaste de SГіdio nos parГўmetros de controle da asma ocorre em um dia. Montelucaste de SГіdio comprimidos revestidos, comprimidos mastigГЎveis e granulado podem ser tomados com ou sem alimentos.
Montelair é um medicamento que tem na sua composição Montelucaste de Sódio, uma substância responsável por bloquear os leucotrienos, substâncias responsáveis por provocar sintomas alérgicos e o estreitamento e inchaço das vias aéreas dos pulmões.
Montelair atua no controle dos sintomas da asma e rinite em longo prazo, por isso, as apresentações com 60 unidades possibilitam ao paciente usar o medicamento pelo tempo mГnimo de dois meses e sГі entГЈo retornar para a avaliação mГ©dica, quando o especialista terГЎ certeza se houve ou nГЈo o efeito positivo esperado.
Não há um tempo limite para o uso da medicação, devendo está ser sempre acompanhada e indicada pelo médico. O objetivo do tratamento da asma é sempre chegar à menor dosagem de medicação necessária para manter o paciente controlado, sem crises.
Efeitos colaterais – Reações adversas
Efeitos colaterais mais comuns: dor de cabeГ§a, tontura, queda de cabelo, desconforto abdominal, febre, vermelhidГЈo na pele, alterações nas cГ©lulas sanguГneas e elevação dos nГveis das enzimas do fГgado.
Mesmo que haja a recomendação de tomar remГ©dio para vermes uma vez por ano, isso nГЈo justifica a automedicação. Afinal, como qualquer outro medicamento, os vermГfugos podem oferecer efeitos colaterais perigosos, incluindo reações alГ©rgicas graves.
Como tomar
A dose única é utilizada no tratamento em massa. Repetir após 14 dias. Casos de super-infecção devem ser tratados por 30 dias.