Para Que Serve O Conselho Regional De Biomedicina?

Para que serve o Conselho Regional de Biomedicina

Esse é um dos cursos da área da saúde que estão em alta e você não pode ignorar esse tipo de informação se pretende seguir a carreira. Sabia que não basta ter o diploma de graduado se não tiver o reconhecimento da entidade que supervisiona a profissão? É isso mesmo! Todas as atividades da Biomedicina exercidas no território brasileiro são regulamentadas, e a gente vai te explicar como isso funciona.

Ao profissional Biomédico será permitida assumir a Responsabilidade Técnica, em no máximo (02) dois estabelecimentos ou instituições, mesmo quando tratar de filiais e subsidiárias

Conselho

Uma boa instituição de ensino orienta seus alunos a seguirem todas as normas definidas pelo Conselho de Biomedicina. O objetivo é que eles saiam do curso preparados para o mercado de trabalho e aptos a assumir a posição de biomédico nas diversas áreas de atuação de Biomedicina.

Os conselhos de classe são criados pra que uma entidade independente possa realizar o trabalho que o governo federal não tem estrutura pra fazer, fiscalizando cada profissão. Sem eles, a sociedade estaria mais vulnerável em relação ao cumprimento de certas normas na prestação dos serviços profissionais, sabia? Veja só quais são as suas principais atribuições.

REDES SOCIAIS

REDES SOCIAIS

Já a Coordenação dos Cursos de Biomedicina nas respectivas Universidades/Faculdades são privativas dos profissionais biomédicos, devidamente inscrito no seu respectivo Conselho de Biomedicina (Resolução nº 163, de 04 de dezembro de 2008.

Após estar devidamente formado, o Biomédico pode dar entrada na Inscrição Definitiva. Essa inscrição é o ato pelo qual o Conselho Regional de Biomedicina protocola e registra os documentos e dados dos profissionais Diplomados e confere habilitação legal para o exercício profissional na jurisdição.

NEWSLETTER

O biomédico que atua em setor para o qual não tem a necessária habilitação corre o risco de sofrer punição, inclusive ter o seu registro cassado, já que a infração é considerada gravíssima. Além disso, o desempenho de atividades sem a devida regulamentação caracteriza exercício ilegal da profissão, o que é crime previsto na legislação Penal. Cabe ao profissional procurar imediatamente regularizar sua situação para só então exercer a atividade. O CFBM e os CRBM’s estão capacitados a orientar como o biomédico deve proceder na busca de habilitação.

Podemos dizer que o profissional está mais protegido quando pode contar com o suporte da organização. Realmente, esse é um benefício que você gostaria de ter na sua profissão, né?

Missão, visão e valores

Missão, visão e valores

Os alunos aqui da Faculdade Pitágoras sabem disso! Além do foco na qualidade do ensino, temos como prioridade criar uma conexão com o mercado. O acesso exclusivo ao Canal Conecta é um exemplo disso, assim como as instruções sobre a participação do Conselho Regional de Biomedicina que fazem parte do planejamento do curso.

O requerente deve protocolar presencialmente ou enviar por correio para uma das unidades de atendimento do Conselho Profissional espalhadas nos estados da Jurisdição. Em seguida, será entregue um o boleto contendo as taxas e a anuidade proporcional para que o profissional realize o pagamento.

A inscrição definitiva no Conselho de Biomedicina pode ser feita após a conclusão da graduação na área. Aliás, caso você não saiba, é possível optar pela faculdade semipresencial aqui na Pitágoras pra se tornar um biomédico e ter uma rotina de estudos mais flexível — tudo isso com formas de ingresso facilitadas e várias oportunidades de bolsas e benefícios.

Reportar Erro

A biomedicina aborda a saúde a partir de um ponto de vista biológico, ou seja, estuda a anatomia e a fisiologia para entender os mecanismos do corpo e, assim, propor novas formas de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

O Conselho Federal de Biomedicina, por exemplo, foi criado em 3 de setembro de 1979 pela Lei 6.684. Vem ver como a divisão no Brasil funciona:

Para atuar no exterior, sugerimos que procure o consulado do país de interesse para mais informações. É fato que será necessário realizar a tradução juramentada do histórico escolar e diploma. Este procedimento é realizado por Instituição de Ensino Superior (IES) do País de interesse para equivalência do curso.

Carreira na biomedicina

Em termos acadêmicos, as duas áreas possuem grades curriculares muito parecidas, principalmente nos primeiros anos de curso. Embora dependa da instituição, é natural que o curso de biomedicina seja muito mais aprofundado na teoria e o de medicina voltado para a prática.

Todos os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu devidamente reconhecidos pelo MEC, com carga horária mínima de 360 horas, cujo certificado de conclusão possua essa informação serão validados para fins de inclusão de habilitação, desde que a área do conhecimento seja pertinente ao ramo de atividades em que se pretende atuar. Essa avaliação é feita pela Comissão de Ensino e Docência do CRBM-3.

Conselhos Regionais e Federal de Biomedicina

Ao todo são seis CRBMs espalhados pelos país. Cada conselho guarda a responsabilidade de julgar e decidir, em grau de recurso, os processos de infração à leis e ao Código de Ética, bem como organizar, disciplinar e manter atualizado o registro dos profissionais e pessoas jurídicas que se inscrevam para exercer atividades de Biomedicina sob cada jurisdição. Também cabe às divisões regionais a expedição da Carteira de Identidade Profissional.

Cabe ao médico veterinário a responsabilidade técnica de produtos de origem animal, segundo a Lei 5517/1968, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). 

Os Conselhos funcionam como guardiões da população. Possuem, sobretudo, as funções de regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional em defesa da coletividade. Estes por sua vez, apresentam atuações delimitadas por leis, sendo entidades fiscalizadas pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior, do qual emanam resoluções para os regionais.

O que o Biomedico não pode fazer?

O profissional Biomédico legalmente habilitado na área está apto a operar os equipamentos de serviços de Imagem, gerenciar e coordenar serviços de diagnostico por imagem. A interpretação e assinatura de laudos são procedimentos vetados aos profissionais Biomédicos e privativos dos médicos radiologistas.

O que faz o Conselho Regional de Biomedicina?

Suas principais funções são orientar, disciplinar e zelar pelo exercício do biomédico, criar resoluções que normatizam a área de atuação, habilitação profissional, responsabilidade técnica, pagamento de anuidade, documentação pertinente à inscrição da pessoa jurídica e conduta profissional de acordo com o código de ...

O que uma Biomedica pode fazer?

O biomédico pesquisa as causas e a cura de doenças que afetam os seres humanos. É uma carreira que tem bastante conteúdo de Biologia, Medicina e Farmácia, além de inúmeras áreas de atuação. Dentre as mais conhecidas, podemos citar: Análises Clínicas.

Qual é a função de um biomédico?

O Biomédico é o profissional responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil, realizar exames de biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, fazer manipulação de microrganismos ...