O TRX é um equipamento que permite que sejam realizados exercícios utilizando o peso do próprio corpo, resultando em maior resistência e aumento da força muscular, além de promover a consciência corporal e melhorar o equilíbrio, da postura e da capacidade cardiorrespiratória, além de promover o fortalecimento dos músculos da região abdominal.
O agachamento livre é um tipo de exercício que deveria fazer parte do treino de todas as pessoas, independente de gênero, idade ou metas de condicionamento físico. Veja quais são os seus tipos, como fazer correto, benefícios e mais dicas.
Este método de treinamento surgiu na década de 2000 e tem como objetivo trabalhar todos os grupos musculares do corpo de forma eficiente, proporcionando um treinamento completo e desafiante.
Esse agachamento irá lhe ajudar a dominar o movimento sem que ocorra contusões. Fique na frente do TRX segurando as duas alças com os braços estendidos. Levante sua perna esquerda e agache lentamente com a sua perna direita usando o TRX para te dar estabilidade.
Ele é considerado um exercício vital para aumentar a forma e o tamanho das pernas, além de desenvolver a força do núcleo do corpo. Normalmente é usado para melhorar a estabilidade do quadril e a parte posterior e anterior da coxa.
Uma das maneiras mais eficientes de queimar mais calorias é ganhando músculo, e para cada quilo de músculo que você ganha, o seu corpo irá queimar um adicional de 13 calorias por dia, em média.
Se você já aprendeu a fazer o agachamento livre básico, é hora de colocar peso em seu exercício. Lembre-se sempre de conversar com um profissional sobre a quantidade de peso que irá usar, pois quando você aumenta o peso, aumenta o risco de lesões.
Muito comum a execução deste exercício em academias, este exercício tem o papel de isolar o glúteo e de forma bem planejada pode auxiliar no treino. O glúteo máximo é o musculo mais recrutado na extensão de quadril na polia com participação dos músculos posteriores da coxa também.
Deixe os joelhos e os pés apontados para fora. Segure um pesinho com as duas mãos com os braços estendidos à frente do corpo. Projete os quadris um pouco para trás. Agache, descendo o tronco devagar, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus em relação às coxas, e volte sem estendê-los totalmente.
O agachamento livre é um exercício físico que treina principalmente os músculos das coxas, nádegas, quadris, músculos quadríceps femorais (vaso medial, vaso lateral, vaso intermédio e reto femoral), isquiotibias, o fortalecimento dos ossos, ligamentos e inserção dos tendões em toda a parte inferior do corpo.
O bíceps no tríceps é também um exercício que necessita de estabilidade no corpo e força nos braços. Para esse exercício, a pessoa precisa segurar a fita, com a palma da mão voltada para cima, e manter os braços estendidos, em seguida deve colocar os pés para frente até que o corpo fique inclinado e os braços continuem esticados. Em seguida, deve puxar o corpo para cima apenas flexionando o braço, ativando e trabalhando o bíceps.
A celulite pode ser causada devido a uma série de fatores, e um deles é a má circulação – na verdade, essa é uma das principais causas de celulite. Quando você aumenta o fluxo sanguíneo através do agachamento, sua celulite logo começa a diminuir e pode até desaparecer.
Muitos criticam os agachamentos pois os consideram prejudiciais para os joelhos, mas pesquisas mostraram que, quando feito adequadamente, o agachamento melhora a estabilidade do joelho e fortalece o tecido conjuntivo.
Para fazer a pernada no TRX é preciso estabilizar bem o corpo por meio da ativação dos músculos abdominais para evitar desequilíbrio e conseguir fazer o movimento com o máximo de amplitude. Para realizar esse exercício, deve-se apoiar um dos pés na fita e o outro deve ser posicionado na frente a uma distância que seja possível flexionar o joelho para fazer um ângulo de 90º com o chão. Após terminar de realizar a quantidade de repetições recomendadas pelo instrutor, deve-se mudar a perna e repetir a série.
Comece em uma posição de agachamento baixo com os pés afastados na largura dos quadris. Salte o mais alto que puder, dobrando os joelhos até o peito e batendo os joelhos com as mãos (ou canelas, se preferir). Volte com os pés no chão fazendo um agachamento e repita.
Fique na posição inicial de agachamento com os pés afastados na largura dos quadris, dedos apontados para a frente, pescoço reto e abdominal contraído. Mantenha os braços à sua frente em linha reta com as palmas voltadas para baixo. Se preferir, mantenha os braços cruzados no clássico estilo “Aladdin”. Seja como for, não apoie as mãos nas pernas.
A maioria das lesões atléticas envolve músculos estabilizadores fracos, ligamentos e tecidos conjuntivos, e o agachamento ajuda a fortalecê-los e a prevenir lesões, melhorando a sua flexibilidade – o agachamento melhora a amplitude de movimento nos tornozelos e quadris – e o equilíbrio.
Adequado para todos os níveis: O TRX pode ser adaptado para atender às necessidades de todos, desde iniciantes a atletas de alto rendimento. A intensidade dos exercícios pode ser ajustada, permitindo que você progrida gradualmente e alcance seus objetivos de maneira segura e progressiva.
Tente se levantar usando o máximo de sua força e permita que o TRX lhe ajude a voltar. Aproveite para conferir os melhores exercícios com TRX – treinamento suspenso.
Para realizar o treino suspenso no TRX, é preciso a fita seja presa em uma estrutura fixa e que exista espaço em volta para que o exercício seja realizado. Além disso, é preciso ajustar o tamanho das fitas de acordo com a altura da pessoa e exercício que será realizado. Alguns dos exercícios que podem ser realizados no TRX sob orientação do instrutor de educação física são:
Sessões de treinamento: As sessões de treinamento TRX geralmente duram de 30 a 60 minutos e incluem uma variedade de exercícios que trabalham diferentes grupos musculares. É importante seguir as instruções de um treinador qualificado para evitar lesões e garantir que você esteja realizando os exercícios corretamente.
Além do agachamento livre, há também o agachamento na máquina Smith. Normalmente, os iniciantes fazem neste aparelho por questão de segurança, para aprender o movimento e focar na respiração e tempo, pois a máquina fornece estabilidade para equilibrar o movimento e cumpre muito bem este propósito.
O agachamento, além de poder ser feito com barra e halter, também pode ser realizado no TRX, e, para isso, deve-se segurar nas pegas da fita e realizar o agachamento. Uma variação do agachamento no TRX é o agachamento com salto, em que a pessoa agacha e ao invés de esticar totalmente as pernas para voltar à posição inicial, faz pequenos saltos.