A microalbuminúria mede pequenas quantidades de albumina na urina, e indica risco de doença renal. O que o exame encontra na minha urina? Se você é diabético, seu médico pede todo ano uma amostra de urina para verificar se seus rins estão deixando passar albumina, mesmo em pequenas quantidades.
RESUMO — Racional — A albumina sérica é freqüentemente definida como um indicador de estado nutricional. No entanto, hipoalbuminemia pode refletir reação de fase aguda mediada por citocinas durante um evento inflamatório. Tanto desnutrição, como hipoalbuminemia são achados relevantes na doença de Crohn.
A presença de albuminúria em valores entre 30 e 300mg definem microalbuminúria. Amostra isolada: Os resultados devem ser expressos em albuminúria por creatininúria sendo considerados normais valores abaixo de 30mg de albumina/grama de creatinina. Valores entre 30 e 300mg/g definem microalbuminúria.
No caso do exame creatinina urina, amostra isolada, é coletada uma única amostra da urina do paciente com o objetivo de se analisar para checar os níveis de creatinina presentes na urina. Este exame não necessita de agendamento.
Para fazer o exame de urina de 24 horas, o indivíduo deve seguir os seguintes passos:
Para resultados determinados em amostra de urina de 24 horas. Albumina (mg/24 horas) = Albumina (mg/L) x Volume Urinário de 24 horas (L). Para resultados em amostra aleatória ou primeira urina da manhã reportados em miligrama de albumina por grama de creatinina (mg/g).
O exame de clearance de creatinina é feito para avaliar a função dos rins, que acontece por meio da comparação da concentração de creatinina no sangue com a concentração de creatinina presente na amostra de urina de 24 horas da pessoa.
Segundo a nefrologista Luiza Simões, o valor normal de creatinina pode variar de 0,6 a 1,3mg/dL. Ela registra que a substânica, por si, não é marcadora de função renal; para isso, é necessário também avaliar a taxa de filtração glomerular por meio de um exame de coleta de urina durante 24h.
Os níveis ideais de creatinina variam conforme gênero e idade: para as mulheres é de 0,5 a 1,1 mg/dL; nos homens entre 0,7 a 1,2 mg/dL; crianças de 1 a 5 anos é de 0,3 a 0,5 mg/dL e; crianças de 5 a 10 anos entre 0,5 e 0,8 mg/dL. Pessoas com diabetes ou hipertensão estão no grupo de risco.