Uma das grandes vantagens da disponibilidade de variados serviços de streaming no Brasil é a diversidade de conteúdo acessível para o público. Não estamos mais presos a produções dos Estados Unidos, latino-americanas ou nacionais: podemos acompanhar também o que é feito do outro lado do mundo.
O que é o amor? Se apaixonar é tudo isso mesmo? Este dorama coreano acompanha pessoas comuns que encontram o amor, mas nem sempre conseguem extrair dele tudo o que as pessoas esperam de uma paixão. Aqui, três jovens ricos se tornam amigos e passam a competir quem sofre mais no amor. Com 32 episódios, o dorama está disponível na plataforma Viki.
O mundo dos doramas vai muito além do que listamos, mas, com essas dicas, você já pode começar a conhecê-lo. Agora é só correr para seu serviço de streaming de escolha e começar a acompanhar essas produções asiáticas que, aos poucos, estão conquistando o coração do público brasileiro.
A palavra “dorama” é a forma como “drama” é pronunciado pelos japoneses, e foi assim que um tipo específico de produções acabou ficando conhecido. Normalmente, essas séries contam com algo entre 10 e 20 episódios de cerca de 40 minutos. Podem ser comédias românticas, aventuras, dramas de época e muito mais.
Produzido na Coreia do Sul, ‘Beleza Verdadeira’ acompanha a vida de uma jovem estudante do Ensino Médio com traumas devido à sua aparência. Para conseguir se encaixar nos padrões de beleza da sociedade, ela se torna uma especialista em maquiagem e começa a chamar a atenção de garotos – mas o que será que eles pensarão ao conhecerem a jovem sem “máscara”? Com 16 episódios, o dorama está disponível na plataforma Viki.
É possível dizer que doramas são séries asiáticas em geral, mas essa definição não é muito precisa. Existem diferenças entre o que é feito no Japão – a casa “oficial” dos doramas – e na Coreia do Sul, que também conquistou o mundo com o que é chamado de k-drama, além da forte indústria de entretenimento da China.
Um apartamento de cobertura em um prédio luxuoso de 100 andares é o palco da história de pessoas que vivem com objetivos e segredos próprios. A produção, que é coreana, se concentra em uma mulher que nasceu na riqueza, uma que veio da pobreza, e uma que faz tudo o que pode para garantir a melhor vida possível para a filha. Com 21 episódios, a série está disponível na plataforma Viki.
O Olhar Digital preparou um artigo especial com tudo sobre as produções conhecidas como doramas, com algumas sugestões de títulos para quem quer começar a acompanhar o mundo maravilhoso das produções orientais. Confira abaixo!
Dorama é o nome popularmente dado a algumas das séries produzidas na Ásia (especialmente no Japão, mas não apenas). Mas não é qualquer série japonesa, coreana ou chinesa que pode ser considerada um dorama.
‘Ventos de Inverno’ é um k-drama, ou seja, um dorama produzido na Coreia do Sul. Ele conta a história de um farsante que segue seus próprios instintos ao encontrar uma maneira de enriquecer enganando uma herdeira cega. Mas as coisas não vão ser tão simples como ele imaginava. Com 16 episódios de cerca de 60 minutos, a produção está disponível para assinantes da Netflix.
‘Enquanto Você Dormia’ é uma produção coreana que conta a história de uma repórter capaz de prever o futuro a partir dos sonhos. Ao conhecer um charmoso promotor e um policial, ela descobre que não é a única com tal habilidade – e, mais do que isso, os sonhos dessas três pessoas se conectam. Disponível na plataforma Viki, o dorama conta com 16 episódios.
‘Minha Juventude’ é uma produção chinesa que conta a história de seis amigos que, ao chegarem à vida adulta, passam por uma série de experiências que podem tanto fortalecer a união entre eles, quanto afastá-los. Às vezes, elas podem levá-los ao amor também. Disponível na Netflix, o dorama conta com 24 episódios de cerca de 40 minutos.
Nesta produção sul-coreana, o dublê Che Dal-geon decide investigar um acidente de avião que resultou na morte de um sobrinho. Para isso, ele terá como ajudante uma agente secreta chamada Go Hae-ri, e juntos eles se envolverão em uma grande conspiração. Com 16 episódios produzidos, o dorama está disponível na Netflix.
Uma produção audiovisual chinesa. Em ‘Ombro Amigo’, um estudante de contabilidade que está prestes a se formar encontra uma física inteligentíssima que faz com que a sua rotina seja abalada. Com 24 episódios de cerca de 45 minutos, a produção está disponível para assinantes da Netflix.
Uma produção japonesa. Duas jovens de vidas bastante diferentes trocam acidentalmente de corpo: uma delas é a mais popular da escola e que está dentro dos padrões de beleza da sociedade, enquanto a outra é uma jovem tímida que não se relaciona muito bem com colegas de escola. A partir da troca de corpos, elas entenderão o que é estar na pele da outra. ‘Switched’ está disponível na Netflix.
Baseado na série norte-americana ‘Designated Survivor’, essa produção coreana conta a história de um ministro do meio ambiente que é alçado ao posto máximo do governo da Coreia do Sul após um atentado catastrófico atingir o parlamento do país. O desafio dele é imenso, já que ele deve conduzir o país em meio ao caos para restabelecer a ordem para o povo coreano. Com 16 episódios de cerca de 70 minutos, o dorama está disponível para assinantes da Netflix.
Uma produção coreana que é uma das mais aclamadas dos últimos anos. Uma empresária e herdeira sofre um acidente e cai na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e do Sul. Lá, ela conhece um soldado norte-coreano que tentará ajudá-la a retornar ao país do sul, mas a aproximação entre os dois gera um romance inesperado. ‘Pousando no Amor’ está disponível na Netflix.
Este dorama produzido na China conta a história de uma jovem tímida que reencontra uma paixão de infância que nunca foi correspondida ao entrar na universidade. A produção é relativamente longa, para os padrões de doramas, com 38 episódios. Está disponível na Netflix e também na plataforma Viki.
Diferentemente das novelas brasileiras, as histórias dos doramas giram em torno de um núcleo principal sem muito desenvolvimento além disso. Essas histórias costumam ser fechadas em apenas uma temporada – ou seja, não costumam durar anos e anos como outras produções, embora alguns doramas tenham mais de uma leva de episódios.