Um antigo conceito grego, utilizado ainda hoje, divide o planeta em duas porções: a porção habitável - o ecúmeno, do grego oikoumêne, que significa "habitada (a Terra)", ou seja, a área habitável ou já habitada da Terra - e o anecúmeno, que é composto por áreas desprovidas de povoamento ou que, devido às suas condições ...
Ecúmeno é a área habitável ou habitada da Terra e apresenta condições adequadas à ocupação humana. Há também regiões de clima menos agradavél, e encontram, porém, ocupadas.
Região é uma área da superfície terrestre que apresenta características naturais (geomorfologia, vegetação, clima, entre outras presentes em uma região natural) e humanas (culturais, econômicas, políticas e sociais entre outras) que a diferenciam das demais áreas, configurando uma relativa unidade ou identidade interna ...
As regiões ecúmenas podem ser identificadas como aquelas que permitem a habitação humana, isto é, que são favoráveis para a manutenção da vida nestas regiões. Estas são por exemplo regiões litorâneas, que têm planícies. Já as regiões enecúmenas são aquelas que não são favoráveis para tal habitação.
Território - faz referência a uma determinada área de terra demarcada. ... Região - faz referência ao local em que um determinado território está localizado. Exemplo prático: o território brasileiro está localizado na América do Sul (que é uma região do Continente Americano).
Território significa os limites que delimitam ou separam um território do outro formando várias fronteiras em todo mundo, essas delimitam o mundo em mais de 190 países, os territórios são concebidos através de acordos ou conflitos, esses são estabelecidos de acordo com os interesses socioeconômicos e culturais.
lugar é uma localização onde existe um espaço que esteja registrado como território que está presente ou situado em alguma região. exemplo de lugar é cidades, montanhas, pântanos, florestas entre outros lugares em que existe um registro geográfico.
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados.
LUGAR= Lugar ou local, de forma geral, é uma porção do espaço qualquer ou um ponto imaginário numa coordenada espacial percebida e definida pelo homem através de seus sentidos. Lugar é uma parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com uma paisagem.
Lugar agora é o objeto de estudo da Geografia. O lugar, nesse sentido, representa a subjetividade, o cotidiano, a relação entre a sociedade e o meio, o então chamado espaço geográfico.
Assim, pode-se dizer que para a Geografia, o entendimento do conceito de lugar é dado pela relação entre os seres humanos e o espaço. Geograficamente, portanto, o conceito de lugar perpassa uma visão calcada na expansão de sentidos dados por uma comunidade humana a respeito do local em que habitam.
Resposta. Resposta: o conceito de lugar assume um caráter subjetivo, uma vez que cada indivíduo já traz uma experiência direta com seu espaço, com o seu lugar, houve um profundo envolvimento com o local para adquirir tal pertencimento. A experiência de lugar abrange ainda diferentes escalas.
Lugar ele pode indicar, onde pode estar objetos, por exemplo: sua caneta está naquela mesa,isso é um lugar, já o local, indica a sua localização, como cidade, rua, bairro, pais etc.
Segundo Proshansky et al. (1983), identidade de lugar é uma subestrutura da identidade profunda da pessoa e é constituída por cognições sobre o mundo físico, relativas à variedade e complexidade dos lugares nos quais ela vive e satisfaz suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e culturais.
A identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros.
Assim como a memória, a identidade também é construída pelos indivíduos a partir de um suporte espacial. Ao construir seu cotidiano na cidade, os grupos sociais misturam sua trajetória com os processos espaciais, mesclando também a sua história com a daquele lugar.
Um povoado, lugar, lugarejo, vilarejo, povoação, aldeola, casal ou povo é um assentamento humano constituído por poucas casas, ou seja, de pequenas proporções.
Também existem diversos casos de "mendigos profissionais", pessoas que escolheram a mendicância como forma de vida, por acharem mais fácil e lucrativo mendigar do que exercer um emprego normal.
O alcoolismo e as drogas são as razões que levam a maioria dessas pessoas a morar na rua: 35,5%. A seguir, vem o desemprego com 30% e conflitos familiares com 29%. Os indivíduos desprovidos de família, emprego, residência e bens materiais passam a ser vistos como não cidadãos.
Em certo estágio do desenvolvimento de novos meios de produção e de circulação, quando as forças produtivas não encontravam mais correspondência com a organização feudal da agricultura, surgiu um grupo de comerciantes e artesãos que viviam à margem dos feudos, em uma região chamada de burgo.
Entre os principais fatores que podem levar as pessoas a irem morar nas ruas estão: ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental. ...
A vida dos moradores de rua é uma busca de sobrevivência diária e pela vulnerabilidade física constante e da resistência à exclusão. Enfatiza-se ainda, sobre a moradia como uma questão de direito. No entanto, a condição de habitante das ruas permite um olhar único sobre o cotidiano das grandes cidades do mundo.
Há diversas formas de ajudar pessoas que moram na rua. Doar alimentos e roupas para abrigos é uma ótima forma de ajudar. Você também pode ser voluntário em alguma organização. Informe-se sobre pessoas em situação de rua e compartilhe o que aprender com outras pessoas.
População também pode ajudar solicitando uma abordagem social por meio da Central 156. Foto: Divulgação. Na cidade de São Paulo, existe uma linha de atendimento exclusiva para ajudar pessoas em situação vulnerável. Por meio do número 156 é possível pedir auxílio ou ajuda para os desabrigados.
Os munícipes, órgãos governamentais e não governamentais também podem ajudar as pessoas em situação de rua solicitando os serviços da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), que funcionam 24 horas por dia e podem ser acionadas pela central telefônica 156 e pelo APP 156.
Resposta. Resposta: Usar coisas quentes como casacos de frio ou cobertores é ficar em um lugar quente.
Saiba 5 maneiras de ajudar um morador de rua durante o frio