adjetivo Que possui boas qualidades; habilidoso. Dotado de muitas prendas, habilidades, aptidões ou dotes em qualquer área: menino prendado na escola.
Prendada é o feminino de prendado. O mesmo que: apta, educada, habilidosa.
1 Som estrepitoso provocado pela queda de um corpo ou pelo choque entre corpos; barulho, estrépito, estrondo, rumor, soído. 2 Qualquer barulho ou som inarmônico produzido por vibrações irregulares; estrépito, fragor. 3 Rumor sucessivo e prolongado; bulício.
Que desperta o apetite; tentador; saboroso.
Significado de Astuto adjetivo Que demonstra esperteza; que não se deixa enganar.
No âmbito religioso, o termo "astuto" é citado na Bíblia Sagrada cristã no livro de Mateus: "Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas" (Mateus, 10:16). Neste contexto, o astuto é o indivíduo atento e prudente, e não o esperto ou enganador.
1 sabido, perspicaz, acautelado, ágil, aguçado, argucioso, arguto, astucioso, atilado, atinado, baseado, destro, diplomático, engenhoso, escolado, esperto, gato, hábil, incisivo, inteligente, lúcido, penetrante, pícaro, político, sagaz, sestroso, sutil, trêfego, vivo.
adjetivo Que entende com facilidade o que a maioria das pessoas acha difícil perceber: aluno perspicaz. Que possui excesso de percepção para entender as coisas ou que as compreende com maior facilidade. Que possui perspicácia, inteligência e sagacidade; sagaz. Que enxerga bem; que vê ao longe.
substantivo feminino Característica de perspicaz, de quem tem facilidade para perceber alguma coisa. Qualidade de quem entende com facilidade o que a maioria das pessoas acha difícil de perceber. Qualidade daquele que possui excesso de percepção para entender as coisas ou que as compreende com maior facilidade.
adjetivo Que não possui escrúpulos; que demonstra desonestidade; desonrado.
Significado de condescendente: Adjetivo que demonstra condescendência. Que demonstra tolerância.
Significado de Condescendência substantivo feminino Disposição para ceder aos sentimentos ou aos desejos de alguém; complacência. ... Ação ou efeito de condescender, de ser tolerante, transigente, complacente; bondade, tolerância. Etimologia (origem da palavra condescendência).
19 sinônimos de condescendente para 2 sentidos da palavra condescendente: Que é tolerante e transigente: 1 tolerante, transigente, permissivo, flexível, indulgente, clemente, complacente, contemporizador, benevolente, benigno, bondoso.
Para a religião, a condescendência de Deus é a descida de Cristo à Terra para viver como um homem. A condescendência, ao fim ao cabo, tende a ser vista com um acto de piedade ou uma aceitação que se realiza para não ferir alguém ou para lhe fazer a vontade.
1. Que se presta servilmente às vontades de outrem. 2. Demasiadamente condescendente.
Parece-me que esta expressão não se usa no Brasil. Mas em Portugal estar-se nas tintas (para alguma coisa) significa não ter um mínimo de interesse, consideração ou respeito (por essa coisa), não querer saber (dessa coisa):
REPUTAÇÃO ILIBADA É A QUALIDADE DA PESSOA ÍNTEGRA, DEFINE CCJ. "Considera-se detentor de reputação ilibada o candidato que desfruta, no âmbito da sociedade, de reconhecida idoneidade moral, que é a qualidade da pessoa íntegra, sem mancha, incorrupta".
Significado de Superveniente adjetivo Capaz de sobrevir; que acaba por acontecer depois; cujo surgimento aparece depois; subsequente: provas supervenientes anexadas ao processo. ... De teor acessório, secundário, incidente; incidental: questões supervenientes. Etimologia (origem da palavra superveniente).
Fenômeno em que uma lei que era constitucional ao tempo de sua edição, já que compatível com a Constituição vigente à época, passa a ser inconstitucional em virtude de uma modificação no parâmetro constitucional (alteração da Constituição ou da interpretação de uma norma constitucional), tornando-a incompatível com a ...
Um fato superveniente, por sua vez, significa algo imprevisível para a empresa, impossível de planejar. do princípio, fato da administração, fato superveniente ou fato de consequências incalculáveis.
Conheça os casos de Dispensa fundamentados no artigo 24 da Lei 8666/93. A licitação é dispensável quando: Em situações de emergência: exemplos de Casos de guerra; grave perturbação da ordem; calamidade pública, obras para evitar desabamentos, quebras de barreiras, fornecimento de energia.
A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante ...
Portanto, a autoridade superior somente poderá cancelar (revogar) a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente, ou seja, ocorrido após a abertura do certame, devidamente comprovado, pertinente (relativo) e suficiente para justificar tal conduta.
A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante ...
Já a anulação da licitação se da quando constatada a ilegalidade ou ate mesmo a ilegitimidade do procedimento. Na revogação a licitação sofre restrições a regra geral.
Procedimento para Revogação Como vimos, no art. 49, para que o órgão possa revogar, ou mesmo anular uma licitação, essa decisão deve ser fundamentada e justificada. Não basta que a Administração, arbitrariamente, informe a revogação sem justificação dessa decisão.