Insensato significa aquele que não é são, ou seja, que age de modo inconsequente, sem ter um bom senso das suas atitudes. O insensato é aquele que é insano, anormal, uma pessoa de difícil trato e entendimento. ... Assim, o significado literal desta palavra é “aquele que não tem bom senso”.
Classicamente, prudência é considerada uma virtude, sendo uma das quatro virtudes cardinais. ... Por outras palavras, prudência "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida" (CCIC, n.
O insensato é aquele que não tem bom senso e por isso fala e age sem nenhum tipo de temor e não cogita a possibilidade de que possa estar prejudicando outra pessoa. Diz-se também que o insensato não é razoável, pois ele fala e age sem pensar antes.
Olhar antes de atravessar a rua. Usar capacete para atividades como construção, andar de moto. Bom senso geralmente está interligado a "prevenção" contra algum mal. Outro exemplo: é de bom senso que você não desrespeite seu chefe, ou professor, você pode ser expulso, ou perder o emprego.
Dicas Para Desenvolver o Bom Senso e Torná-lo Parte da Sua Consciência
Significado de Senso Tendência ou hábito de julgar, entender ou avaliar; juízo.
Senso é o ato de raciocinar, de apreciar e julgar. Ter senso é ter um juízo claro, um entendimento, é ter prudência, discernimento.
O bom senso está diretamente ligado à capacidade intuitiva do ser humano de fazer a coisa certa. Ele é um elemento que está ligado à moral, de maneira que o bom senso praticado por um cristão, poderá ser interpretado de uma forma diferente por um islã ou judeu.
Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas.
Bom senso e Senso comum O bom senso é muitas vezes confundido com o senso comum. O senso comum pode refletir muitas vezes uma opinião errônea e preconceituosa sobre determinado assunto, enquanto o bom senso é ligado a ideia de sensatez, a intuição de distinguir a melhor conduta em situações específicas.
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas , é o conhecimento adquirido pelo homem a partir de suas próprias experiencias . Ele é ponto de partida para o pensamento filosófico pois não utiliza de conclusões cientificas e sim de modo comum e espontâneo de assimilar conhecimentos uteis no cotidiano .
O Senso Comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições. Na filosofia, o termo é utilizado para explicar as interpretações feitas pelos indivíduos à realidade que os cercam sem estudos prévios ou provas científicas.
A filosofia espontânea é a filosofia que cada a todo cidadão na sociedade, uma vez que não segue padrões tão rígidas na essência da filosofia, enquanto a filosofia sistemática rege sobre a filosofia digna dos filósofos profissionais.
Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.
Conhecimento religioso (também chamado de conhecimento teológico) é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas. Explicação: O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais.
O conhecimento religioso implica na crença de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma são geralmente infalíveis e cujas evidências, sendo geralmente relegadas a fé ou crença pessoal. Assim conhecimento religioso se baseia em dogmas que não podem ser refutadas nem submetidas á analise científica.