Que cria uma ideia ou projeto: 1 criadora, inventora, autora, planejadora, elaboradora, realizadora.
2. Idealização: Motivado pela fantasia e pela imaginação, o artista do romantismo passa a idealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser segundo uma ótica pessoal.
Características do romantismo Subjetividade: O romantismo trabalha a visão do mundo de um modo pessoal, subjetivo. caracterizado bastante pelo o uso da primeira pessoa. Idealização: Os autores românticos idealizam os temas que discutem, exageram as suas características. Mulheres são puras, índio é o herói nacional.
Durante o período em que esse movimento durou, a sociedade destacou o que foi chamado de espírito romântico: uma atitude e visão de mundo centrada no indivíduo. Seu objetivo era se diferenciar do pensamento iluminista, que pregava a objetividade e colocava a razão no centro do mundo.
Escapismo. É o desejo romântico de afastar-se da realidade para um mundo idealizado. ... No Romantismo, o escapismo pode ser representado pela loucura, pelo sonho, pela imaginação, a morte ou a fuga no tempo (lembranças infantis, passado histórico, especialmente a Idade Média).
O Romantismo foi um movimento estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade nas artes. As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países.
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. O Romantismo é um movimento estético e cultural que predominou no Ocidente durante o final do século XVIII e início do século XIX.
Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. ... A literatura apresenta diverso gêneros, que agradam vários gostos e que são direcionados públicos diferentes, como por exemplo, a literatura de cordel, literatura infantil, etc.
A literatura, como manifestação artística, tem por finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas.
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
A Teoria Literária tem como objetivo o estudo da Literatura como área do conhecimento. É possível, por exemplo, observar um livro ou um conjunto de obras produzidas em determinado período como o registro de uma época, encontrar sinais de mudança social e até mesmo identificar traços de evolução da psique humana.
A arte literária está relacionada com a leitura de textos verbais. Por isso, ela é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A Literatura é uma das formas de expressão artística.
• FUNÇÕES DA LITERATURA ENQUANTO ARTE TEM POR OBJETIVO DIVERTIR, PROPORCIONAR PRAZER. PARA OS GREGOS A ARTE TINHA UMA FUNÇÃO HEDONÍSTICA, OU SEJA, DEVIA CAUSAR PRAZER, RETRATANDO O BELO.
A literatura tem como matéria-prima a palavra. É a partir dela que o artista transforma a linguagem, deixando-a mais expressiva e poética.
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Arte (do termo latino ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, ...
Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, música, dança, cinema, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia…
Arte é a expressão de uma pessoa, um grupo, um povo, uma época ou cultura. ... Quando ouvimos uma música, apreciamos um quadro ou uma escultura, assistimos a uma peça de teatro, a um espetáculo de dança ou lemos um poema, estamos diante de manifestações artísticas.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Por que estudar a arte na educação? O estudo da arte é importante porque auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, dentre elas: Foco e concentração; Criatividade; Disciplina; Percepção; Senso crítico; Improvisação; Comunicação; Integração social; Imaginação; Para que serve a arte?
Abordo a arte contemporânea utilizando os cinco sentidos humanos, que são Page 2 2 visão, tato, olfato, audição e paladar, de maneira que as alunas possam experimentar e conhecer trabalhos de arte que de certa forma envolvam esses sentidos.
Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. ... Cada órgão do sentido está adaptado a responder a um determinado estímulo e possui receptores sensoriais capazes de transformar esses estímulos em impulsos nervosos.
Apreciação: percepção, fruição e análise são alguns dos sentidos estimulados através da linguagem visual; Reflexão: as crianças são impulsionadas a pensar sobre o objeto artístico e a compartilhar suas indagações.