O que uma burocracia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O termo burocracia surgiu do francês e do grego, da junção das palavras bureau + kráto, e, na teoria, é usado para falar sobre a administração pública ou o poder de funcionários em um ambiente de trabalho.
Para que serve burocracia?
Burocracia é um procedimento administrativo que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto. É um modelo que se distingue pela clara hierarquia de autoridade, a rígida divisão do trabalho, bem como regras, regulamentos e procedimentos inflexíveis.
O que é uma burocracia na empresa?
Hoje em dia, “burocracia” é um conceito que adquiriu uma conotação bastante negativa. Normalmente, associamos a empresas e instituições pouco organizadas, com um modelo de gestão verticalizado e extremamente hierárquico, que insere etapas desnecessárias na tomada de decisão.
O que é uma sociedade burocrática?
Já as sociedades burocráticas (as grandes empresas, os estados modernos, os exércitos) são caracterizadas pelo predomínio de normas impessoais racionalmente definidas. O tipo de autoridade (burocrática ou racional-legal) é justificado pela técnica, pela justiça, pela lei e pela meritocracia.
O que é uma atividade burocrática?
Podemos definir burocracia como um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter ou executar algo. Geralmente, é resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. A burocracia dificulta a criação de empresas e o funcionamento da economia.
O que é uma questão burocrática?
De acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
Quais as vantagens e desvantagens da teoria burocrática?
Vantagens e Desvantagens da Teoria da Burocracia
Internacionalização das regras e exagero apego aos regulamentos;
Excesso de formalismo e de papelório;
Resistência a mudanças;
Despersonalização do relacionamento;
Categorização como base do processo decisorial;
Mais itens...
Como a burocracia afeta o desempenho da empresa?
A burocracia serve, principalmente, para assegurar a qualidade e regularidade dos processos de empresas com gestões complexas. ... Além disso, existe uma grande chance de perda de oportunidades de negócio quando o excesso de burocracia se arrasta a processos que envolvam clientes.
O que é ser uma pessoa burocrática?
Weber define burocracia como a estrutura administrativa de que se serve o tipo mais puro de dominação racional-legal. Assim, constitui-se num tipo de poder derivado principalmente da concentração da informação e da capacidade organizacional, dado o saber especial que possui.
O que é administração pública burocrática?
A Administração Pública burocrática, que surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, busca romper com o modelo anterior, patrimonialista, pois separa os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público.
Quais são as vantagens da burocracia para Weber?
Segundo Weber, porém, a burocracia torna a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez, racionalidade, homogeneidade na interpretação das normas, redução dos atritos ou discriminações e padronização (decisões iguais em situações iguais).