O que uma bicondicional e equivalncia lgica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Na Lógica e Matemática, a Lógica bicondicional (também conhecida como bicondicional material) é o Conectivo lógico de duas proposições afirmando "p se e somente se q", onde q é uma Hipótese (ou antecedente) e p é um conclusão (ou consequente). Isso é frequentemente abreviado p sse q.
O que é uma expressão bicondicional?
Na linguagem coloquial, a ideia é associada à expressão “se e somente se”: o bicondicional é verdadeiro se os termos que ele relaciona compartilham o valor verdade (ou seja, se as duas fórmulas são verdadeiras ou se as duas fórmulas são falsas).
Quando temos uma bicondicional verdadeira?
Conclusão: As proposições compostas bicondicionais (que contenham os conectivos se e somente se) só serão verdadeiras quando todas as proposições forem verdadeiras, ou todas as proposições forem falsas. Exemplo: "João fica feliz se e somente se Maria sorri."
Como provar uma bicondicional?
Propriedade: De uma contradição pode-se deduzir qualquer coisa. A Técnica: Para provar p adicionamos p' ao conjunto de premissas e deduzimos uma contradição (não necessariamente envolvendo p ou p')....Prova Indireta (Redução ao Absurdo)Mais 4 linhas
O que é conectivo condicional?
A função lógica do condicional é estabelecer regras de inferência. ... Para o conectivo condicional, a composição condicional composta será verdadeira para quaisquer valores de "p" e "q", exceto para "p" verdadeiro e "q" falso, i.e., não pode haver "p" e "não q".
Como provar uma Bicondicional?
Propriedade: De uma contradição pode-se deduzir qualquer coisa. A Técnica: Para provar p adicionamos p' ao conjunto de premissas e deduzimos uma contradição (não necessariamente envolvendo p ou p')....Prova Indireta (Redução ao Absurdo)Mais 4 linhas
O que é proposição raciocínio lógico?
“Chama-se proposição toda oração declarativa que pode ser valorada em verdadeira ou falsa, mas não as duas”. ...
O que é uma disjunção inclusiva?
É enunciada assim: «Regra da disjunção inclusiva: a disjunção inclusiva de duas proposições é verdadeira em todos os casos, excepto quando as duas proposições simples são ambas falsas.» (Amândio Fontoura, Mafalda Afonso e Maria de Fátima Vasconcelos, Essencial Filosofia 11º, Santillana, pág 72).
Qual é a função do conectivo não dentro de uma sentença?
A palavra "não" (negação) e as frases "é falso que" (negação) e "não é o caso que" (negação) também expressam um conectivo lógico - mesmo que elas sejam aplicadas a uma única sentença, e não conectem duas sentenças.