A auditoria administrativa tem por função testar a organização e a produtividade, para indicar à administração as falhas e deficiências ocorridas.
A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
Em todos os casos, o propósito de uma auditoria é certificar a segurança contábil do exercício de uma determinada empresa, em que os auditores atestam a confiabilidade dos registros, a veracidade dos números, a eficiência dos processos e a moralidade na condução das práticas contábeis.
Você sabia que existem 3 tipos de auditorias?
São elas: Auditoria Interna – ou chamada de auditoria de primeira parte; Auditoria no fornecedor – ou chamada de auditoria de segunda parte; Auditoria externa – ou auditoria de terceira parte.
Separamos os mais importantes para você ficar por dentro do tema!
Como já citamos, existem duas maneiras de se realizar uma auditoria. Uma delas é com profissionais da própria empresa que estejam capacitados para isso (Auditoria Interna). A outra é através da contratação de empresas especializadas (Auditoria Externa).
Vejamos um pouquinho mais sobre cada uma delas:
Tipos de auditoria
A auditoria em sistemas de saúde tem a função de analisar se a gestão e procedimentos realizados em uma instituição de saúde estão em conformidade com objetivos da organização, legislação, normas regulatórias e serviços de saúde prestados ao paciente, considerando os protocolos assistenciais e as boas práticas médico- ...
A aplicação da auditoria é uma avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao cliente e contribui para melhorar a qualidade do serviço prestado através da análise dos prontuários, acompanhamento do cliente in loco e verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado, o lançamento ...
A auditoria concorrente é um tipo de auditoria operacional que ocorre durante o atendimento do paciente em um determinado hospital, clínica ou em casa. Tem como principal finalidade avaliar a qualidade do serviço prestado pela instituição de saúde e corrigir potenciais falhas desse atendimento.
A auditoria analítica é, no processo geral de auditoria, o conjunto de ati- vidades desenvolvidas preferencialmente por equipe multidisciplinar, visando aprofundar as análises no sistema de atenção à saúde, a partir de situações encontradas na auditoria operacional ou decorrentes do impacto diferente do estabelecido no ...
A auditoria hospitalar é uma atividade que corresponde a análise das atividades realizadas nos hospitais com o intuito de verificar se as ações desempenhadas estão de acordo com o planejamento realizado. ... A auditoria pode ser implantada tanto nas instituições públicas de saúde como nos estabelecimentos particulares.
A auditoria interna hospitalar é uma ferramenta de apoio gestão e a tomada de decisão, e possui um valor fundamental no processo de investigação sistemático, utilizando-se de relatórios para otimizar os resultados da instituição, reduzir os gargalos produtivos, melhorar a qualidade na prestação de serviços, incentivar ...
Os benefícios advindos da auditoria relacionam-se com a avaliação dos aspectos positivos ou negativos da assistência prestada, possibilitando para a enfermagem o desenvolvimento de indicadores de assistência, estabelecimento de critérios de avaliação e, consequentemente geração de conhecimentos(12).
A auditoria de enfermagem é uma avaliação administrativa de fundamental importância na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Constatamos ser de grande relevância a utilização da auditoria enquanto ferramenta de avaliação e melhoria da qualidade da assistência prestada.
A auditoria de enfermagem é de suma importância para que o enfermeiro auditor conheça e domine os processos que envolvam o atendimento do paciente, onde devem ser utilizados métodos adequados, identificar falhas no serviço oferecido, garantindo o controle da qualidade da assistência oferecida pelos profissionais de ...
A Auditoria de Enfermagem in loco é uma ferramenta que mensura a qualidade da assistência prestada ao paciente, sugerindo medidas corretivas e preventivas nos procedimentos realizados pela equipe, norteando e conscientizando para o bom uso dos materiais e medicamentos, prevenindo perdas e reduzindo custos, alertando ...
Conforme o primeiro objetivo do estudo, a auditoria em enfermagem pode influenciar para a melhoria da qualidade assistencial por intermédio da auditoria em qualidade assistencial, que verifica a qualidade da assis- tência prestada por meio da inspeção, avaliação e implantação de protocolos e da anotação da equipe ...
A auditoria também: Assegura a qualidade dos serviços oferecidos e prestados pela instituição; Aprimora os procedimentos técnicos, administrativos, e éticos dos profissionais da saúde; Avalia o desempenho do serviço.
A auditoria nos proporciona a identificação de erros operacionais, estruturais e de gestão de pessoas, possibilitando a correção dos erros para que seja garantida a qualidade. Os pontos críticos são identificados e podem ser melhorados através de estratégias de curto ou longo prazo.
especialidade; - Participar de visitas hospitalares; - Avaliar e controlar as empresas prestadoras de serviços, fornecendo dados para a manutenção e continuidade do convênio, mantendo o elo entre as partes envolvidas.
O enfermeiro gestor atua na coordenação de equipes de trabalho. Sua função é fazer a gestão do cuidado e, para alcançar a excelência, deve exercer as seguintes funções: Verificar a assistência, buscando a recuperação dos pacientes que estão sob os cuidados de sua equipe.
Trabalha em hospitais e clínicas com atendimento aos pacientes com problemas renais, ou em clínicas de hemodiálise, na assistência de enfermagem direta aos pacientes renais crônicos.
Ele observa diretamente o dia a dia da equipe, analisando os fatos e os documentos feitos durante e depois dos procedimentos médicos. Dessa forma, verifica o prontuário do paciente internado, ajuda na liberação de materiais e medicamentos, analisa a qualidade da assistência e interage com os enfermeiros.
O enfermeiro auditor pode trabalhar nas instituições de saúde, como auditor interno, realizando a auditoria das contas hospitalares, auditoria da qualidade assistencial, auditoria de materiais, realização de justificativas e recursos de glosas hospitalares, participação na realização dos contratos de prestação de ...
O enfermeiro nefrologista é o profissional graduado em Enfermagem por uma universidade ou faculdade que realizou um curso de pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia. A nefrologia é uma especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas aos rins.