Para que serve um mapa de risco? A função primordial do mapa de risco empresarial é conscientizar e informar os funcionários, de forma visual e didática, sobre os perigos existentes em cada local de trabalho. Dessa forma, eles estarão preparados para desempenhar as tarefas com o máximo de cautela e precaução possível.
O mapeamento de risco surgiu na Itália no final da década de 60 e no início da década de 70, através do movimento sindical, com origem na Federazione dei Lavoratori Metalmeccanici (FLM) que, na época, desenvolveu um modelo próprio de atuação na investigação e controle das condições de trabalho pelos trabalhadores, o ...
A elaboração de Mapas de Riscos está mencionada na alínea “a”, do item 5.
Físicos: ruído, calor, frio, pressões, umidade, radiações e vibrações. Biológicos: vírus, fungos, bactérias, parasitas e protozoários. Químicos: gases, poeira, fumos, químicos em geral, névoas e substâncias compostas. Ergonômicos: esforço físico, postura inadequada, repetitividade nas tarefas.
COMO FAZER UM MAPA DE RISCO?
É uma representação gráfica do local de trabalho onde a identificação dos riscos, aos quais os funcionários estão submetidos cotidianamente, é representada por círculos e a classificação é dada através dos seus tamanhos e de suas cores.
Uma vez identificados os riscos no ambiente de trabalho, estes são representados no mapa de riscos através de círculos em três tamanhos, que variam de acordo com o nível do risco e pode ser pequeno, médio e grande. Círculo pequeno: representa um risco pequeno ou risco médio, porém protegido.