Aclive Acentuado Adverte o condutor da existência, adiante, de um aclive acentuado. Sentido Único Adverte o condutor da existência, adiante, de uma mudança brusca de direção. Sentido Duplo Adverte o condutor da existência, adiante, de uma mudança brusca de direção.
Os tipos de situações adversas são: * Iluminação -luz, ofuscamento, penumbra e noite. * Tempo – condições climáticas, chuva, granizo e neblina. * Vias – vias mal conservadas ou mal sinalizadas.
Confira como o excesso e a falta de luz podem ser condições adversas de trânsito.
As condições adversas de tempo são fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior, a possibilidade de um acidente de trânsito. Chuva, vento, geadas, granizo, neblina reduzem a visibilidade da via e do veículo, além de dificultar a capacidade de sermos vistos.
As principais condições adversas da via são:
A chuva, o vento, o granizo, a neve, a neblina, a fumaça, o fogo o frio e até mesmo o calor excessivo, diminuem muito a nossa capacidade de conduzir o veículo.
São situações de risco, devido a condições adversas relacionadas cm o clima e/ ou ambiente , os seguintes aspectos: a-) neblina intensa à noite e pista com buracos, depressões e asfaltos deteriorado.
Conceito –São condições desfavoráveis ou inadequadas no trânsito, que se não forem tratadas com atenção, certamente serão propiciadoras de acidentes.
24) Quais condições da via comprometem a visibilidade do condutor e podem contribuir para a ocorrência de acidentes? A) pistas esburacadas e capeamento falho; B)
Em primeiro lugar, reduza a velocidade e assim que sentir que o carro já não está mais no seu controle, tire o pé do acelerador. É importante frisar que, em caso de aquaplanagem você jamais deve acionar o freio bruscamente. Se o veículo possuir sistema de ABS os efeitos de uma frenagem brusca serão minimizados.
Inexperiência ou falta de conhecimento da via e do veículo; A falha humana acontece, principalmente, por deficiência de qualificação. Dizemos que num acidente houve imperícia quando, o condutor não teve habilidade e perícia suficientes para evitá-lo.
24- Quando o motorista sente cansaço constante ou a atenção diminuída pode estar: a) Com suspeita de uso de energéticos.
Alterações no estado físico e mental do condutor afetam diretamente a capacidade de dirigir com segurança. Os principais fatores adversos que devem ser observados são: deficiência visual, motora ou auditiva. Uso de álcool, drogas ou medicamentos que alteram a percepção. Cansaço, sono e fadiga.
38-O velocímetro é importante para o condutor porque? a) indica a quilometragem percorrida pelo veículo.
Um velocímetro é um instrumento de medida da velocidade instantânea de um corpo em movimento, como um automóvel ou avião.
O odômetro é um sistema de contagem da distância percorrida pelo veículo ao longo de sua existência. Localizado no painel do carro, próximo ao velocímetro, é ele quem vai indicar a quantidade de quilômetros rodados pelo veículo.
A inspeção de segurança é a primeira parte da inspeção veicular. Ela tem o objetivo de garantir que todas as funções básicas do veículo estejam de acordo com as normas. São três etapas: uma é de averiguação visual, a outra é uma inspeção feita de forma mecanizada e a última é uma inspeção sob o veículo.
A inspeção veicular é um procedimento obrigatório e periódico que checa a aptidão do veículo para circular nas vias. A inspeção veicular do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) é um procedimento obrigatório, segundo a principal legislação de trânsito de nosso país, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O objetivo principal da vistoria veicular é atestar o estado de conservação do veículo e as suas condições de uso. Os documentos do veículo também são verificados, bem como o seu histórico, as gravações do chassi, o motor, a carroceria, entre outros. ... Incluem, ainda, documentos, chassi, motor, carroceria e outros.
Várias coisas podem acontecer para seu pneu estourar, mas normalmente as causas mais comuns são a famosa formação de bolhas (quando você percebe um ponto mais “estufado” na borracha) ou manobras que acabam fazendo o pneu pegar na guia.
Se o pneu estourar:
O pneu estoura devido à formação de bolhas, que, por sua vez, aparecem por causa do impacto em buracos ou guias das calçadas. Já os furos são mais comuns e surgem ao passar por ruas esburacadas ou com objetos cortantes pelo chão. ... – 4º: estacione em um lugar seguro, como o acostamento, e troque o pneu.
Um estouro só ocorre quando a estrutura do pneu foi afetada por um agente externo à fabricação, como talões danificados durante a montagem na roda ou lonas de corpo comprometidas por rodagem com baixa pressão ou rompidas por impactos contra buracos.
Se um pneu dianteiro estoura ou esvazia, o carro desloca-se bruscamente para um lado (cujo pneu estourou). Se um dos pneus traseiros estourar ou se esvaziar, a parte traseira do carro pode deslizar para um lado. ... Caso o pneu estoure ou esvazie com o carro em movimento, evite ao máximo pisar no freio.
Principais tipos de pneus
A baixa pressão nos pneus também pode deixá-los mais sensíveis a danos na lateral por impacto, o que formam bolhas no local. Além disso, pode provocar trincas e amassados nas rodas. Tudo isso são fatores que levam a desconfortos de rodagem e diminuem a vida útil do sistema.