É verificado que a presença de um material ferromagnético torna o campo magnético resultante centenas de vezes mais intenso. ... O ferro, o níquel, o cobalto e as ligas que são formadas por esses elementos químicos formam o grupo dos materiais ferromagnéticos.
Ferromagnetismo é o nome do fenômeno dado à capacidade que certos materiais (ferromagnéticos) tem de reagir a um campo magnético. Consiste na atração destes materiais por imãs e até mesmo na persistência da magnetização quando o campo magnético se ausenta, criando assim imãs permanentes.
Um íman permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos eletrões que se encontram no interior da matéria. Um íman é um dipolo, tem sempre dois polos, "norte" e "sul". Por definição, o polo sul de um íman é o que é atraído pelo polo norte magnético da Terra.
O experimento de Hans C. Oersted provou que cargas elétricas em movimento podem gerar campo magnético. ... Em 1820, o dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) percebeu que a agulha imantada de uma bússola sofria deflexões quando estava próxima a um fio condutor por onde passava uma corrente elétrica.
Em ciência dos materiais, coercitividade ou coercividade é a capacidade que apresenta um material magnético de manter seus ímãs elementares presos numa determinada posição. Esta posição pode ser modificada colocando o material magnetizado num campo magnético externo.
Significado de Coercitividade adjetivo Qualidade do que impõe uma pena, uma punição judicial. ... Característica do que coage, reprime ou pode exercer algum tipo de coerção, repressão: a coercividade das leis.
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
A teoria da coação ou da coercitividade é a doutrina que entende que Direito e coação não podem estar desacompanhados, norma e coação seriam ingredientes inseparáveis de todo fenômeno jurídico.