Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são estruturas do sistema linfático cuja função é manter o equilíbrio de fluidos, com a produção da linfa e o sistema imunológico, mantendo o corpo saudável. O sistema linfático está presente no organismo como uma grande rede, semelhantes ao sistema vascular.
Olá, LInfonodos são conhecidos popularmente como inguas, Fazem parte do sistema linfático e são fisiológicos, ou seja normais, em todo o corpo. Podemos sentí-los nas pessoas mais magras na região do pescoço e na região da virilha (inguinais).
Ao se detectar um linfonodo, ou grupo de linfonodos, existem 4 características principais que devem, obrigatoriamente, ser descritas: 1) tamanho; 2) consistência; 3) sensibilidade à dor; 4) adesão a outros linfonodos e aos planos corporais.
Em situações normais, sem presença de nenhuma infecção ou patologia. É possível sentir linfonodos. Pequenos linfonodos periféricos palpáveis são comumente encontrados e não necessariamente indicam uma doença.
Um ou mais linfonodos no pescoço geralmente aumentam em resposta a uma infecção das vias respiratórias superiores, infecção de garganta ou infecção dentária. Esses gânglios são macios, não são sensíveis e usualmente voltam ao normal logo após a infecção desaparecer.
Os gânglios linfáticos são pequenas glândulas pertencentes ao sistema linfático, que estão espalhados pelo corpo e que são responsáveis por filtrar a linfa, recolhendo vírus, bactérias e outros organismos que podem provocar doenças.
Alterações inflamatórias e infecciosas Ele pode ser causado por bactérias ou vírus que se alojam nos ductos da saliva. A transmissão se faz por gotículas de saliva durante a fala, espirro, tosse ou pelo contato direto boca a boca.
A parotidite consiste na inflamação da glândula parótida (estrutura que produz saliva) que se situa em frente ao pavilhão auricular. Isto ocorre na maioria das vezes por um vírus chamado paramixovírus, originando a chamada parotidite epidémica (popularmente conhecida como “papeira”).
As glândulas parótidas são as maiores glândulas salivares da boca, localizadas abaixo e em frente das orelhas. As glândulas parótidas, quando saudáveis, fornecem à boca saliva rica em proteínas digestivas.
Sinais e Sintomas do Câncer de Glândulas Salivares