Zeus (rei dos deuses e do homem), Atenéia (deusa da sabedoria e da guerra), Apolo (deus do sol), Ártemis (deusa da lua), Afrodite (deusa do amor e da beleza), Hera (esposa de Zeus), Démeter (deusa das colheitas), Hermes (protetor do rebanho e do gado), Poseidon (deus do mar e dos terremotos), Dionísio (deus do vinho e ...
Se originaram na tradição oral: eram contados de geração em geração, o que garantiu que, mesmo depois de muito tempo de criados, fossem registrados por escrito. Eles são classificados em: mitos cosmogônicos - relacionados a eventos que explicam o surgimento do Universo.
Olá! Pode-se afirmar que uma narrativa mítica compreende elementos narrativos cujos protagonistas são deuses e semi-deuses, representandos pela imaginação e mitos de uma determinada sociedade.
Resposta: romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores.
Em um deles, o espaço mítico é uma área deficiente do conhecimento deficiente envolvendo o empiricamente conhecido; emoldura o espaço pragmático. No outro, é o componente espacial de uma visão de mundo, a conceituação de valores locais por meio da qual as pessoas realizam suas atividades práticas.
Que se baseia ou se desenvolve através de um mito. Próprio e particular do mito; que pode se assemelhar ao mito; fabuloso ou lendário: uma teoria mítica sobre as relações pessoais.
Místico se refere, principalmente, ao caráter de mistério de algo, ou seja, ao caráter misterioso, espiritual e simbólico de algo. Mítico se refere ao caráter de mito de algo, ou seja, ao caráter fantástico e lendário de algo.
A diferença entre saber mítico e filosofia se dá pelo fato dos mitos não terem comprovação racional enquanto a filosofia tem todo tipo de conhecimento racional.
O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
o pensamento filosofico é baseado na verdade sendo a verdade também a base da filosofia, já o mitico é baseado em histórias, lendas, contos, que não possuem comprovação, ou que são extraordinários demais para serem um fato verídico.
A diferença entre o pensamento filosófico e o pensamento mítico se dá basicamente pelo fato de que , a filosofia se baseia grandemente em fatos que são racionais , porém , o pensamento mítico muitas vezes se baseia na fé , na crença das pessoas .
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vivi: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo deste povo, bem como seus valores básicos.
Resposta: O pensamento filosófico que surgiu no período clássico da Grécia antiga diferencia-se do pensamento mítico em diversos aspectos, dentre os quais destacam-se a individualidade, a fundamentação e o caráter não sobrenatural.
Texto 1 Um dos elementos centrais do pensamento mítico e de sua forma de explicar a realidade é o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado, à magia.
O conhecimento mítico utiliza elementos sem fundamentação no sentido que não admite questionamentos e fica a encargo da transmissão do conhecimento, antecedendo a lógica filosófica. O conhecimento filosófico, busca interrogar e compreender a essência das coisas, não se baseando na religião para chegar em uma resposta.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
A origem da Filosofia da Tecnologia pode ser remontada à segunda metade do século XIX. Entretanto, isso não quer dizer que filósofos precedentes não tenham abordado questões que, em nossos dias, seriam consideradas como pertencentes ao domínio da Filosofia da Tec- nologia.
A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".