É um sentimento difícil de explicar, que fica cravado com força em nossa alma. Uma pessoa pode ter tudo e, entretanto, sentir um profundo vazio em seu interior. Sentir-se vazio é pensar que a nossa existência não tem sentido, mesmo quando o nosso ambiente nos mostra exatamente o contrário.
O sentimento de vazio pode afetar qualquer um em algum momento da vida. Sentir-se assim, uma vez ou outra, pode ser normal e faz parte da condição humana. No entanto, quando a sensação é contínua, isso pode trazer vários prejuízos.
O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.
Essa sensação de vazio pode ser provocada pela falta de autoconhecimento, causando sentimentos confusos e gerando desmotivação. Por isso, busque reconectar-se consigo, encontrar sua voz interior para entender suas emoções. Desse modo, descobrirá quem é você e o sentido de estar neste mundo.
É normal se sentir um lixo vez ou outra. Permita-se sentir assim por alguns momentos, analise o que sente e como chegou a esse sentimento, o que pode ser feito para que essa situação mude. Dias ruins sinalizam que algo não está certo e precisa ser corrigido.
Isto é, ela só diz o que já sei: que sou um lixo — uma pessoa problemática que precisa fazer terapia com certa frequência e tomar medicamentos para depressão e ansiedade, como se eu tivesse escolhido ser assim e não lutasse para mudar.
Estar triste é caracterizado por ter baixa autoestima, sentimentos de solidão, culpa, cansaço, angústia ou dor. Este sentimento pode ser a resposta para eventos desagradáveis, decepções, morte de alguém próximo, separação, raiva em relação a alguma pessoa, entre outros.
Ficar triste é uma condição normal da vida. Esse sentimento está ligado à vivência de situações que geram angústia ou frustração. Sentir desânimo e melancolia depois de perder um emprego, tirar nota ruim em uma prova ou terminar um relacionamento, por exemplo, é comum.
Muitas vezes o desânimo vem de uma total falta de objetivos de vida. Tudo bem, nem todo mundo precisa ter certeza do que quer para o futuro. ... No entanto, traçar algumas metas e planos, ainda que pequenos, pode ser um ótimo estímulo para nos tirar da inércia que a falta de ânimo traz.
O cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão.
12 pequenas atitudes a fazer para se animar que dão resultado
Energize-se! Dicas simples para animar a sua vida
Trocar um abraço com alguém querido, pegar na mão, dar uns tapinhas nas costas ou até um simples aperto de mãos causam a liberação da ocitocina, que reduz a atividade da amigdala cerebelosa.
Como recuperar o ânimo?